PAULISTA > Notícias > Políticas, direitos e deveres das pessoas com deficiência são discutidos no Paulista

Políticas Sociais | 16/06/2015

Pessoas com deficiência e representantes da Prefeitura do Paulista se reuniram na manhã desta terça-feira (16.06) para dar início à II Conferência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento, que segue até esta quarta (17.06), tem o objetivo de analisar e propor novos debates sobre a política pública para o segmento. As discussões foram dividas em três eixos: Gênero, Raça e Etnia – diversidades sexual e geracional; Órgãos gestores de Participação Social; e Interação entre poderes e os entes federados.

Durante a conferência, que acontece na Faculdade Joaquim Nabuco, na região central do Paulista, também haverá palestras e grupos de trabalho para debate dos temas conversados. Ao final do evento ainda está prevista a eleição dos delegados que irão representar o município na V Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. Para o cadeirante Luiz Fernando Braga, de 39 anos, que há mais de um ano trabalha numa ONG localizada no bairro de Pau Amarelo, a conferência é o momento ideal para que as reivindicações das pessoas com deficiência sejam ouvidas, além de todos pensarem juntos para encontrar soluções.

“Pernambuco todo precisa melhorar na atenção às pessoas com deficiência. No caso de Paulista, gosto da atual gestão. As pessoas têm feito muito esforço para trazer ações que nos atendam, mas não há como negar que ainda há muito o quê se fazer”, comentou Luiz Fernando que virou cadeirante aos dois anos de idade após sequelas da Poliomielite.

Ciente dos desafios na gestão de políticas públicas para pessoas com deficiência, o secretário Augusto Costa, titular da pasta de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, enaltece o trabalho daqueles que enfrentam todos os problemas para tornar mais fácil o caminho desses indivíduos. “Temos trabalhado muito para garantir os direitos das pessoas com deficiência, oferecemos atividades esportivas, culturais e de assistência social. Sabemos que o percurso é longo, mas estamos caminhando para garantir conquistas nessa área que ainda sofre para conseguir recursos do Governo Federal, por exemplo”, discursou Augusto Costa.