PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista deixa gestão mais democrática nas escolas

Educação | 11/06/2015

Educação do Paulista deixa gestão mais democrática nas escolas

Com o intuito de ampliar a democratização nas escolas, a Prefeitura do Paulista vai intensificar a criação de conselhos escolares nas unidades de ensino da rede municipal. Dos 26 que já existem, a Secretaria de Educação irá promover a implantação de mais 19 ainda neste ano. A iniciativa, respaldada pela lei municipal nº 4521/2015, permite a formação de grupos que participem diretamente das questões administrativas, financeiras e pedagógicas de cada escola.

Formados por pais de alunos, professores, funcionários, diretores e estudantes com idade mínima de 12 anos, os conselhos escolares também foram criados com a finalidade de intermediar a relação entre Prefeitura e a sociedade. Os representantes possuem autonomia para decidir as ações que serão desempenhadas em cada escola. As reuniões são organizadas mensalmente.

FORMAÇÃO – Para fortalecer o poder dos conselhos escolares e implantá-los nas 64 unidades de ensino existentes na cidade, a Prefeitura do Paulista está ampliando o curso para conselheiros que representam a sociedade nas escolas municipais. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Educação, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, na região central da cidade. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.