Direitos Humanos/Cidadania | 28/05/2015
Jiu-Jitsu é esperança de dias melhores para jovens que cumprem medidas socioeducativas
Compartilhe esta notícia:
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no município do Paulista terão mais uma oportunidade para retomar os projetos de vida. O público terá a oportunidade de participar de aulas de jiu-jitsu no projeto Arte Suave. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Regional e o 17º Batalhão da Polícia Militar. Nesta quinta-feira (28.05), gestores públicos, autoridades do poder judiciário, jovens em liberdade assistida e seus familiares conheceram os detalhes do projeto. O evento ocorreu na sede do Ministério Público (MP), no Centro da cidade.
Atualmente, 170 adolescentes cumprem medidas socioeducativas em Paulista. Este contingente é atendido em duas instituições não governamentais conveniadas com a prefeitura (CAVIDA e Casa Hebert) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Centro. Nesses locais são desenvolvidas atividades de cunho social com o prisma da reinserção na sociedade e volta ao mundo do trabalho. Agora, além destas atividades, os jovens terão a oportunidade de conhecer os conceitos de disciplina, vigor e concentração do jiu-jitsu – arte marcial que surgiu no mundo oriental.
Presente ao evento, o secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Augusto Costa, destacou o compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas à assistência social. “O governo municipal tem investido muito no atendimento aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, afinal, acreditar na reinserção desses meninos e meninas é o primeiro passo para a efetivação das políticas públicas”, comentou. Na visão do gestor, com o auxilio do esporte, os adolescentes terão ainda mais oportunidade para mudar de vida.
O projeto Arte Suave desenvolve atividades com jovens em vulnerabilidade social de quatro localidades do Paulista. Os núcleos de atividades funcionam nos bairros do Janga (dois polos), Conceição, Arthur Lundgren II e Centro. “Já conseguimos muitos resultados positivos com este trabalho de inclusão social por meio do esporte. Temos relatos de jovens que viviam em ambientes de violência e de drogas, e agora estão conseguindo resgatar os projetos de vida”, frisou o coordenador do projeto, o sargento Vasconcelos da Polícia Militar de Pernambuco.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo