PAULISTA > Notícias > Jovens do Paulista recebem certificado de agentes da Paz nas Escolas

Educação | 25/05/2015

Jovens do Paulista recebem certificado de agentes da Paz nas Escolas

Em nome da boa convivência entre estudantes dentro e fora das escolas, a Prefeitura do Paulista formou nesta segunda-feira (25) a segunda turma do Programa de Cultura de Paz (ProPaz), promovido pela Secretaria Municipal de Educação. No evento realizado na Escola Governador Miguel Arraes, 30 jovens com idades entre 12 e 17 anos receberam os certificados de conclusão do curso.  O objetivo é transformar os estudantes em mediadores de conflitos nas unidades de ensino.

Pioneiro no Estado, o ProPaz foi iniciado em 2014 no Paulista com a formatura de outros 30 jovens que hoje realizam um trabalho pacificador nas seis comunidades escolares participantes da iniciativa: Miguel Arraes (Janga), Firmino da Veiga (Centro), Cônego Costa Carvalho (Maranguape I), Ministro Marcos Freire (Maranguape I), Professora Terezinha Camarotti (Mirueira) e Maria Luzia Pessoa de Andrade (Jardim Paratibe). As unidades foram escolhidas por abrigarem turmas do 6º ao 9º ano e estarem situadas em bairros mais vulneráveis.

O gestor da Escola Municipal Miguel Arraes, Gleydson Santiago, acredita que o ProPaz auxilia na educação dos estudantes uma vez que eles são orientados sobre combate à violência e garantia da cidadania. “Muitos desses jovens vivem em comunidades onde o tráfico de drogas está presente e acabam trazendo comportamentos violentos para o ambiente escolar. Com esse trabalho nossa escola está mais tranquila do que em outras épocas”, pontuou o educador.

Além de garantir um ambiente de tranquilidade dentro das escolas, o ProPaz tem objetivo de que as lições de cidadania e de promoção de paz beneficiem as comunidades que circundam as unidades. Os integrantes da ação receberão treinamentos mensais com assuntos relacionados à promoção da cidadania.