PAULISTA > Notícias > Mutirão de saúde beneficia moradores do Fragoso

Saúde | 22/05/2015

Mutirão de saúde beneficia moradores do Fragoso

Os moradores do bairro do Fragoso participaram nesta sexta-feira (22.05) de um mutirão de saúde promovido pela Prefeitura do Paulista. A ação, que ocorreu em frente à Igreja de Nazareno, beneficiou crianças, adultos e idosos. O público pode fazer exames (mamografia, glicemia, HIV/Sífilis), aferir a pressão arterial, atualizar o cartão de vacinação, tomar a dose contra a gripe (Influenza), além de receber orientações sobre alimentação saudável e prevenção ao câncer de boca.

Ao todo, 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram do mutirão, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares de saúde bucal. O trabalho contou com o apoio da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Fragoso II. A iniciativa já contemplou os bairros de Paratibe, Maranguape II, Arthur Lundgren e Jardim Paulista Baixo.

A dona de casa Sônia Maria da Silva, 59 anos, ficou sabendo do mutirão, através das funcionárias do posto de saúde. “Essa ação é muito importante porque muitas pessoas não costumam cuidar da saúde. Eu, por exemplo, sempre costumo fazer consultas e revisões. Aproveitei para tomar a vacina da gripe e fazer o exame da mamografia. Gostei de saber que a prefeitura está fazendo este mutirão em Paulista”, frisou.

Durante a iniciativa, os profissionais da prefeitura também conversaram com a população sobre o Remédio em Casa. O programa consiste na entrega gratuita de medicamentos em domicílio para usuários do SUS da cidade que possuem hipertensão, diabetes e colesterol alto. Os moradores de Paulista devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa para realizar o cadastramento.