Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Secretaria de Saúde do Paulista realiza o 1º Fórum sobre Doença Falciforme

Saúde | 03/08/2023

Secretaria de Saúde do Paulista realiza o 1º Fórum sobre Doença Falciforme

Evento reuniu diversos especialistas

Compartilhe esta notícia:


A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quinta-feira (03/07), no seu auditório, no bairro de Maranguape I, o 1º Fórum sobre Doença Falciforme do Município. O evento é uma iniciativa da Superintendência de Políticas Estratégicas da pasta e conta com o suporte das coordenações da População Negra, Criança e Adolescente, da Mulher, do Homem, da Pessoa com Deficiência e do Programa Saúde na Escola. O objetivo é chamar atenção para a doença genérica e hereditária mais predominante no Brasil e no mundo, que se caracteriza pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).


O fórum contou com palestras como a da enfermeira intensivista da Fundação Hemope, Vânia Morais, que abordou os aspectos sociais da doença. 


Uma vez diagnosticada a doença, é de grande importância a pessoa se cadastrar em serviços de referência, hemocentros e hospitais públicos para iniciar o tratamento, que deve durar por toda a vida. Ele é feito por meio de medicamentos para evitar dores e infecções, bem como possíveis transfusões sanguíneas.


“Esse fórum é muito importante para discutirmos sobre essa doença que atinge tantas pessoas nesse país, mas que carece de informações por parte da população, sobretudo aquelas famílias de baixa renda”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Andréa Melo.


ANEMIA FALCIFORME


A anemia falciforme é uma doença hereditária, cujo gene alterado pode ser transmitido pelo pai ou pela mãe. Sua principal característica é a deformação dos glóbulos vermelhos do sangue. Nas pessoas que possuem a doença, os glóbulos vermelhos perdem a forma natural, arredondada e elástica, assumindo a aparência de uma foice – origem do nome – ou meia lua. Isso dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre, além de prejudicar a circulação de oxigênio pelo corpo.


Os principais sintomas da anemia falciforme são: Dores fortes nos ossos e articulações (provocada pela falta de oxigenação no sangue); Palidez; Icterícia, causada pela morte rápida dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, acúmulo de bilirrubina no corpo; Atraso no crescimento; Tendências a infecções, pelos danos que os glóbulos vermelhos causam ao baço; Crises intensas de dor abdominal e lombar, além de Priapismo.






Imagens:

Compartilhe: