PAULISTA > Notícias > Estratégias da Educação do Paulista são debatidas com a sociedade em pré-conferência

Educação | 06/05/2015

No Paulista, profissionais de educação, representantes da sociedade civil organizada e pais de alunos da rede municipal se reuniram nesta quarta-feira (06.05) durante a Pré-Conferência das Escolas. Realizado em cinco escolas polos, o evento organizado pela Secretaria de Educação do Paulista reuniu cerca de 1.500 participantes. Eles debateram sobre o Plano Municipal de Educação e as estratégias do município para se adequar as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com a secretária executiva de Educação do Paulista, Jaqueline Moreira, a pré-conferência tem o objetivo principal de alinhar o plano municipal ao que prevê o PNE, promovendo a participação da sociedade. “As estratégias devem ser pensadas em grupo, por isso contamos com todos para planejar a educação do Paulista para os próximos dez anos”, ponderou a educadora.

O encontro foi promovido em cinco escolas municipais: Firmino da Veiga, no Centro; Gelda Amorim, em Paratibe; Terezinha Camarotti, na Mirueira; Governador Carlos Wilson Campos e Miguel Arraes, ambas no Janga. Nesses locais, a comunidade escolar se reuniu em grupos para discutir estratégias de como o município do Paulista poderia se encaixar nas metas nacionais, promovendo melhoria no ensino público da cidade.

Mãe de um aluno da Escola Municipal Professora Alga Marina, localizada no bairro de Arthur Lundgren I, a técnica de segurança do trabalho Fabiana Paula Trindade, 39 anos, participou dos debates realizados na Escola Gelda Amorim. Para ela, é importante que os pais dos alunos sejam engajados nos assuntos voltados para educação. “Essas conferências são importantes porque a educação em geral precisa avançar. Nós temos que participar desses encontros para decidir novos caminhos para os nossos filhos e as outras crianças. Isso aqui é uma troca de experiências”, ressaltou Fabiana Paula.

A pré-conferência desta quarta-feira é uma prévia do que será dialogado durante a Conferência Municipal de Educação do Paulista, marcada para os dias 13 e 14 de maio, no Hotel Amoaras, em Maria Farinha. Participarão do evento o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e a ex-secretária estadual de Educação e professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silke Weber. Deste encontro sairão as propostas para formatação das metas na área de educação dos próximos dez anos. A organização da programação é coordenada pela Secretaria de Educação da cidade.