Ir para o conteúdo

Tradicional Caminhada de São Jorge movimentou as ruas de Maranguape I no domingo (26)

Por Cátia Oliveira

Com o tema “Fé e Resistência”, foi realizada neste domingo (26), a tradicional caminhada de São Jorge, no bairro de Maranguape I. Em sua nona edição, o evento reuniu cerca de 200 participantes com o objetivo de celebrar o Dia de São Jorge, festejado nacionalmente em 23 de abril. A iniciativa reuniu a fé católica e o sincretismo da cultura de matriz africana, homenageando São Jorge, o santo guerreiro e a força de Ogum, orixá associado ao trabalho, à guerra e à coragem.

Promovida pela comunidade de terreiro do Centro Cultural Caboclo Manoel da Luz, coordenado pelo babalorixá Pai Plínio de Ogum, a festividade propôs importantes reflexões sobre enfrentamento à violência contra a mulher, inclusão de pessoas com autismo e respeito à pessoa idosa. A iniciativa levou às ruas também o cortejo de quatro afoxés da cidade, muita música e artistas locais como Nandinho Ferraz e Bira do Coco, que se apresentaram em frente a casa de terreiro, que distribuiu a tradicional feijoada de São Jorge, ofertando à comunidade cerca de 350 refeições.

A caminhada contou com apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, que acompanhou o cortejo realizando a proteção de pedestres e a ordenação de veículos a partir de uma patrulha viária.

Na ocasião, a aposentada Edna Cunha Marcena, 81, moradora do Ibura, que há cinco anos acompanha a atividade, ressaltou a alegria de participar da comemoração. “Vim de longe, mas cheguei logo pela manhã, para acompanhar, desde cedo, a celebração. Fiz amizade com muitas pessoas, incluindo um padre de Igarassu, que veio ano passado. Gosto muito daqui e durante a semana participo das reuniões da casa. Na celebração de hoje, achei muito importante estarem discutindo esses temas voltados a crianças atípicas e à violência contra a mulher”.

A estudante Jamile Vitória de Lima Miranda, de 16 anos, que começou a participar da caminhada há um ano, ressaltou o afeto pelo espaço coordenado por Pai Plínio e a importância das expressões culturais. Destacou ainda a relevância de transformações promovidas em seu dia a dia na convivência com o Centro Cultural Caboclo Manoel da Luz.

“Antes minha mãe não gostava que viesse aqui, mas depois ela conheceu a cultura do lugar e todo o trabalho realizado em prol da comunidade, achou maravilhoso. Viu que aqui é um lugar de amor. E, depois que comecei a participar das atividades da casa, abandonei hábitos que me faziam mal, além de comportamentos que me prejudicavam. Deixei também o cigarro e hoje sou uma pessoa diferente. Sinto muito amor por todos aqui e por nosso Pai Plínio, que me recebeu de portas abertas. Hoje, como filha de Xangô e Oxum, que representa os rios e as cachoeiras, me sinto mais conectada com a natureza e bem melhor”, relatou.

Para Pai Plínio de Ogum, a caminhada iniciada pelo seu avô, nove anos atrás, levada adiante agora por ele, é um momento importante para reunir toda a comunidade e celebrar a cultura, a fé, a religiosidade e as tradições das expressões de matriz africana, a exemplo do Candomblé. O babalorixá salientou também a importância do trabalho social da casa de terreiro, que realiza assessoria jurídica, atendimento de fonoaudiologia, psicologia, além de cardiologia, todos realizados por profissionais que integram a religião.

“Temos muitas especialidades aqui e todos esses atendimentos são realizados por filhos de santo da casa que prestam assistência à comunidade. Aqui também oferecemos sopão, promovemos cursos de doces, culinária africana, além de música. E o dia de hoje é importante para festejar e também levar reflexão, pois é preciso discutir o autismo, o etarismo e o feminicídio, porque o silêncio mata. Esses problemas atravessam a comunidade e estamos aqui para levar adiante acolhimento e também força espiritual para enfrentá-los e irmos avançando no que for preciso”, pontuou.

Fotos:  Cortesia (seis primeiras fotos de integrantes com roupas azuis) e
Chico Peixoto – SEI ( Secretaria de Imprensa)

Categorias

Compartilhe:

Atleta de Paulista conquista bronze no Pan-Americano de Karatê e garante vaga no Mundial da Polônia

SAMU Paulista realiza capacitação Stop the Bleed para profissionais e estudantes da área da saúde

Prefeitura do Paulista inicia Projeto Esporte em Ação com atividades esportivas e culturais para jovens

Paulista conquista a 2ª Copa Holanda de Vôlei na categoria sub-21

Ministério Público e Prefeitura do Paulista fortalecem rede de proteção às mulheres com palestra sobre prevenção à violência doméstica

Estudantes da EJA de Paulista participam de encontro regional e fortalecem protagonismo na defesa de direitos

Paulista goleia Goiana por 5 a 0 e avança às oitavas da 35ª Copa do Interior

Paulista intensifica ações de prevenção ao câncer de mama com cronograma de mamografias em setembro

Aula de campo em terreiro de matriz africana promove educação antirracista e respeito à diversidade em Paulista