Assuntos Jurídicos e Procuradoria |

Mutirão de Justiça Itinerante contou com ações da Prefeitura do Paulista

Nessa sexta-feira (30/9), a cidade do Paulista recebeu ações do Programa Justiça Itinerante, no estacionamento do Shopping North Way, no Centro. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Conciliação (Nupemec) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) - ambos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) -, em parceria com a Prefeitura. Durante a ação, foi disponibilizado uma área de lazer com pula-pula, pipoca e algodão doce para as crianças se divertirem.

Representando o prefeito Yves Ribeiro, a Procuradora-Geral do Município, Flávia Novelino, agradeceu a parceria da Prefeitura com o TJPE. “O município de Paulista foi convidado a participar desta grandiosa ação. A Prefeitura ofertou atendimento ao consumidor pelo Procon, além de outros serviços como cadastramento do CadÚnico (NIS, Bolsa Família e Auxílio Brasil), emissão do cartão SUS, aferição de pressão e glicose e testes rápidos do Centro de Testagem e Aconselhamento”, explicou.

O objetivo é disponibilizar sessões de resolução de conflitos, com a presença do ônibus da Justiça Itinerante, bem como uma série de serviços e ações sociais. “A justiça social tem um valor que é a solidariedade, cuidando um dos outros. Nós temos uma grande rede de parceiros para que este grande evento aconteça - um somatório de esforços que visa esse resultado”, disse o juiz de direito Ricardo de Sá.

O juiz Ricardo de Sá fez o reconhecimento de paternidade a Josinaldo Melquiades. “Agradeço muito ao TJPE por promover este serviço tão importante para a população. Fico muito grato e agora, como pai genético, a responsabilidade aumenta ainda mais com o reconhecimento de minha paternidade, após teste de DNA”, disse Josinaldo.

Durante a Justiça Itinerante, diversas famílias aguardavam o resultado dos testes de DNA. “Esta ação de abertura de paternidade é inédita entre o TJPE e a Defensoria Pública. Na ação da paternidade, buscamos trazer a dignidade dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nós sabemos que a prova técnica, em muitos casos, é a única possível”, disse o juiz de direito Ricardo de Sá.

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos contribuiu para a ação de abertura de paternidade do TJPE. “Foram feitas inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), depois enviamos a demanda para o TJPE para realizar a chamada tão necessária e importante para nossa sociedade”, disse a Superintendente do CadÚnico, Marta Gonçalo.

Para descontrair as mulheres, foi oferecido um espaço com design de sobrancelhas. Enquanto aguardavam sua vez na fila, até a hora do atendimento de outros serviços, muitas mulheres aproveitaram para cuidar da beleza.