IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Direitos e Saúde da Mulher |

Comunidade em Fragoso recebe Ação de Saúde e Cidadania nos Terreiros

Objetivo é integrar a população e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela gestão municipal

 

Uma iniciativa da Prefeitura do Paulista tem levado cidadania a várias comunidades do município do Paulista - a Ação de Saúde e Cidadania nos Terreiros, que esteve, nesta sexta-feira (26/08), no Terreiro Ilê Omim Axé Ôboto Lein, localizado no bairro de Fragoso. 

 

A Ação acontece em parceria entre a Secretaria de Saúde  e a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, com a adesão dos funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Fragoso II. 

 

Na ocasião, foram oferecidos à população serviços como: ação de saúde bucal, aferição de pressão, testagem de DST/Aids com a equipe do CTA, emissão do Cartão do SUS, cotas oftalmológicas, além de exame de mamografia. “Para além dos serviços da Saúde, nós tivemos a Superintendência de Direitos Humanos, com o acompanhamento do mapeamento das comunidades tradicionais, informações sobre o combate ao racismo e intolerância religiosa, e assistência jurídica”, explicou a diretora de Igualdade Racial do município, Nathália Valeska Bringel.

 

O responsável pelo terreiro Ilê Omim Axé Ôboto Lein, Babalorixá Fernando Oliveira, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da Prefeitura. “É de grande importância as ações da Prefeitura, que beneficia não só as comunidades de terreiro, as comunidades de matriz africana, como também a comunidade no entorno, a comunidade local, que fica muito feliz em receber essa ação”, disse Fernando. 

 

Uma das moradoras do bairro, a dona Liliane Brito, foi uma das que buscaram atendimento junto ao serviço, que ficou bastante satisfeita pela iniciativa. “Essa ação de hoje veio a ajudar tanto a nossa comunidade, como vai ajudar outras comunidades. Muitas pessoas vão usar esse serviço da Prefeitura. É um serviço necessário para que as pessoas possam ver esse trabalho fluindo, sendo também procurado esse  tipo de trabalho, e assim, eu fui atendida pela primeira vez nesse projeto, e é muito bom, valioso, e de grande importância para a nossa comunidade”, disse Liliane. 

 

Segundo o coordenador da Saúde da População Negra e de Terreiro da Secretaria de Saúde, Anderson Oliveira, a finalidade desta ação é a de integrar a população e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela gestão municipal. “Como você vai inserir algo dentro de uma própria cultura se você não conhece bem ela? Então, é pensando dessa forma, que trabalhamos para inserir todo esse contexto, levando saúde e construindo esse conceito não isoladamente do ponto de vista antropológico, perpassando a saúde”, ressaltou Anderson Oliveira.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441