Saúde |

Paulista divulga cronograma da vacinação BCG

A Prefeitura Municipal do Paulista disponibilizou um cronograma com locais e horários para aplicação da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) no município. Serão disponibilizadas oito unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O imunizante é administrado, normalmente, logo após o nascimento da criança. Tem eficácia elevada, principalmente contra a forma disseminada da tuberculose, com cerca de 78% de proteção.

Além de proteger contra a tuberculose, também pode reforçar o sistema imunológico da criança para outras doenças. Estudos identificaram que a vacina propicia uma resposta imune, fazendo com que os pequenos adquiram uma imunidade “treinada” e mais preparada para enfrentar outras infecções. Por isso, é tão fundamental a vacinação das crianças logo nos primeiros dias de vida.

A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja disponibilizado para aplicação em recém-nascidos. Contudo, ele também pode ser aplicado em crianças de até 4 anos de idade, caso não tenham sido vacinadas anteriormente.

Confira o Cronograma da vacinação BCG em Paulista:

Segunda-feira - 08 às 16h:

- Policlínica José Correia Mandú, Av. B, Maranguape II

- Centro de Saúde Medeiros Dantas,  Av. João Paulo, II, S/N, Mirueira

Terça-feira - 08 às 16h:

- Policlínica Hélio Inácio, R. Sessenta e Três, Jardim Paulista

- USF Aurora (Centro)

Quarta-feira - 08 às 16h:

- Policlínica Josino Guerra, Praça Emílio Russel, S/N, Maranguape I

- USF Pau Amarelo, Rua Cavalheiros, S/N, Pau Amarelo

Quinta-feira - 08 às 16h:

- Policlínica Willian Nascimento, R. Cavaleiro, Janga (Conjunto Beira-Mar)

Sexta-feira - 08 às 16h:

- USF Ana Nery, Rua José Pereira de Amorim, 120, Maria Farinha.