IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Executiva de Imprensa |

Paulista realizou I Festival de Café com o jornalista Romoaldo de Souza

Correspondente de política da Rádio Jornal há 18 anos em Brasília, o jornalista também dedica seu tempo para falar sobre café e tudo que envolve a bebida

 

A Cidade do Paulista recebeu o jornalista, professor universitário e especialista em política Romoaldo de Souza, na última sexta-feira (25). O comunicador abriu o I Festival de Café do município, trazendo suas histórias de vida e também relatos de ouvintes do Café & Conversa, coluna diária apresentada por ele na Rádio Jornal.

O evento abordou diferentes temas sobre o café e analisou por que o brasileiro, e principalmente o nordestino, gosta tanto dessa bebida. Foram debatidos os modos e as performances para preparar um café de qualidade.

Romoaldo é pernambucano, natural de Carnaíba, no Sertão do Pajeú. Ele contou que uma de suas primeiras memórias afetivas e olfativas foi com o café.

Ao longo de seus 18 anos cobrindo os bastidores da política em Brasília, ele sempre tem a pausa para o cafezinho no intervalo. Isso despertou sua atenção e há 13 anos o jornalista também dedica seu tempo para falar sobre a bebida.

"Há 13 anos, convidei o então diretor da Rádio Jornal, Paulo Fernandes, a tomar um café em Brasília. Apresentei meu projeto do Café em Conversa para falar diariamente na Rádio Jornal", disse.

"Eu abro a possibilidade para que o ouvinte mande sua mensagem, contando histórias sobre café. Até o momento, foram ao ar mais de cinco mil", completou.

O prefeito Yves Ribeiro e o deputado federal Raul Henry prestigiaram o encontro. O secretário Municipal de Projetos Especiais, Jorge Carreiro, também esteve presente.

Na ocasião, Yves citou a coincidência do Festival do Café com o aniversário de seu pai. "Nesta semana, meu pai comemorou 127 anos. Ele era um apaixonado por café. Esse produto está muito presente na vida do brasileiro. Nesse encontro, pudemos aproveitar para discutir sobre a história da produção cafeeira no país e sua importância na economia", afirmou o gestor.

O deputado federal Raul Henry destacou a admiração que tem pelo trabalho de Romoaldo de Souza em Brasília. "Ele é uma pessoa polivalente, um grande jornalista e ótimo conhecedor de café. Ele é uma pessoa que conhece os bastidores da política, em Brasília, passando em primeira mão as notícias, diretamente das fontes para o rádio. É professor universitário, uma pessoa muito especial. Como amante do café, gosto muito de ouvir Romoaldo", ressaltou.

 

Política do Café com Leite

No I Festival do Café, a Política do Café com Leite, da República Velha, foi discutida. "Tem uma coisa muito interessante, que é a forma como as pessoas se unem e se encontram para tomar café. Algumas pessoas, mesmo sem tomar café, se encontram para um cafezinho ou para se integrar no meio de uma equipe. A história do café, quando ele chega no Brasil, em 1787, teve grande envolvimento na política brasileira. A política do café com leite é o melhor exemplo" ressaltou Romoaldo.

A expressão remete à alternância de poder entre os estados de São Paulo e Minas Gerais no cargo de Presidente da República. A Oligarquia só terminou com a Revolução de 1930, que acabou com as instituições políticas da República Velha e levou Getúlio Vargas ao poder. No nome, o "café" é paulista e o "leite" é mineiro.

 

Trajetória na imprensa

Antes de trabalhar na Rádio Jornal, Romoaldo de Souza fez a cobertura do conflito armado em Timor-Leste, na Ásia, que teve início em 1975, em consequência da invasão da Indonésia.

"Eu já trabalhei na Rede Católica de Rádio (RCR) e fiz a cobertura do conflito armado no Timor-Leste, perto da Indonésia, na Ásia. Mas, durante o trabalho, não esqueci do café. Durante a cobertura, aproveitei e fui na Indonésia conhecer o Kopi Luwak, um dos cafés mais exóticos do mundo", destacou.

 

Valorização do mercado local

Durante o evento realizado em Paulista, Romoaldo apresentou três empresários: um para falar sobre a produção do café e dois para falar sobre o desenvolvimento de um método exclusivo de preparo.

Entre os presentes, estavam os empresários da KOAR, Fernando Sá, Jucelino Bourbon (engenheiro mecânico), e da Café do Brejo, Gabriel Althoff (produtor de café, em Triunfo, e engenheiro civil). A nutricionista Marcela Adriole também falou sobre o tema, deixando dicas para os presentes, inclusive sobre a quantidade que pode ser tomada e a que deve ser evitada no dia a dia. 

O produtor de café Gabriel Althoff destacou o reconhecimento de Pernambuco no mundo. "A gente participa anualmente da semana internacional de café, na qual fazemos a seleção dos melhores grãos de Pernambuco. Apresentamos nossos grãos aos especialistas e somos muito bem recebidos. O café pernambucano, tanto o nosso de Triunfo quanto o de Itaquitinga, está sempre se sobressaindo nas competições internacionais. Estamos bem representados", afirmou Gabriel.

A KOAR está presente em 18 estados brasileiros. Também já chegou na América do Sul, estando na Argentina e no Uruguai. "O nosso diferencial é a quantidade de sulcos no coedor, temos 16. Eles têm um sistema onde há uma pressão, fazendo que o café passe mais rápido", contou Fernando Sá.

"Existe um mercado feito para ter mais nuances do café. Por isso, resolvemos fazer diversos produtos. Temos o coedor de cerâmica, vidro, acrílico, porcelanato", disse Jucelino Bourbon.

Reportagem: Max 

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441