Saúde |

Paulista inicia vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e de todo o público de 11 anos

O município disponibiliza três polos exclusivos para a imunização infantil

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (20) a  vacinação de crianças entre cinco (5) e 11 anos com comorbidades e também a de todas as crianças de 11 anos. O grupo com comorbidade precisa apresentar laudo médico, além da documentação pessoal.

Cristian Vinicius Germano foi a primeira criança de 11 anos sem comorbidade a ser vacinada no município. Ele recebeu a aplicação no polo do Colégio José Firmino da Veiga, no bairro do Nobre.

Desde a segunda-feira (17), primeiro dia de imunização do público infantil, 124 crianças receberam a aplicação. Nenhuma apresentou quadro de reação adversa.

Nessa primeira fase, foram vacinadas somente crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. A imunização desse grupo continua liberada.

A contraindicação vacinal existe apenas para quem possui reação alérgica grave (anafilaxia) para qualquer um dos componentes do imunizante.

Laudo médico

Os pais ou responsáveis precisam apresentar, no momento da aplicação, laudo médico da criança com comorbidade.

Os pais ou responsáveis também devem apresentar laudo médico para a vacinação de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.

Sem agendamento

A vacinação ocorre de segunda (17) a sábado (22), das 9h às 16h, sem agendamento, sendo necessário apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar comprovante de residência.

O governo municipal disponibiliza três polos exclusivos para a vacinação infantil: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.

Para facilitar o registro da dose aplicada, é importante estar munido de documento de identificação com foto ou cartão SUS, CPF ou Registro de Nascimento, além de comprovante de residência. Devem ser apresentadas as documentações da criança e também do adulto.

Orientação aos pais

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem e composição diferente daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco - Comirnaty (Pfizer/Wyeth) - deve estar na cor laranja. Essa diferenciação ajuda na identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

O grupo receberá duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 56 dias (08 semanas) de intervalo.

Por precaução, a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.

Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. A vacina salva vidas!

Confira os polos de vacinação:

De segunda-feira (17) a sábado (22) - 9h às 16h

- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.

- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.

- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.