Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista promoveu 1ª Expo Afro do município

O evento contou com a participação de 40 afroempreendedores das áreas de gastronomia, moda e artesanato

Na Cidade do Paulista, a Primeira Expo Afro do município aconteceu na última sexta-feira (12), na feira livre de Paratibe, das 14h às 21h. Voltada para valorização da estética, cultura e da gastronomia afro-indígena, a iniciativa foi realizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município, por meio da Diretoria de Política de Promoção à Igualdade Racial, no âmbito da programação do Mês da Consciência Negra, que conta com uma série de ações.

A Expo Afro estimulou a geração de renda para os afroempreendedores residentes em Paulista e na Região Metropolitana do Recife. É um espaço coletivo, que evidenciou o trabalho de 40 empreendedores afros, dos mais diversos segmentos, e garantiu espaço para o empoderamento negro, atuando também como uma ferramenta contra a discriminação, o racismo, a injúria racial e a intolerância religiosa, ainda muito presentes em nosso contexto social.

“A iniciativa cria um espaço coletivo de valorização do empreendedorismo negro e de combate ao racismo, sendo realizada através de parcerias entre integrantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais. A Expo Afro só vem fortalecer o posicionamento da nossa gestão municipal, em prol do empoderamento negro”, destacou a Diretora de Igualdade Racial do município do Paulista, Nathalia Valeska.

A realização do evento ocorreu através de parcerias estratégicas entre o poder público, o SEBRAE, integrantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais. Destacam-se as parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Administração das Regionais de Paulista; Secretaria de Saúde; MNU Paulista; UNEGRO Paulista; Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Paulista e Coletivo Obirin.