Cultura |

Católicos iniciam festividades da Padroeira do Centro de Paulista, Rainha Santa Isabel de Portugal

As comemorações começam nesta quarta-feira (07) e vão até o dia 11 deste mês de julho

Nesta quarta-feira (07), iniciam as festividades em homenagem à Rainha Santa Isabel de Portugal, Padroeira do Centro de Paulista. A Igreja Matriz de 71 anos é o cartão postal do município. Os eventos irão ocorrer entre os dias 7 e 11 deste mês de julho. Neste ano de 2021, a festividade é comemorada pela terceira vez por toda a comunidade e pelos devotos paroquianos e paulistenses, que agradecem pela proteção e intercessão da Santa.

Os lugares reservados para o público assistir às celebrações serão monitorados pela equipe de acolhida para não ultrapassar a capacidade limite de pessoas e evitar aglomerações.

O evento respeitará todas as medidas de proteção contra a covid-19. Será disponibilizado álcool em gel e haverá aferição de temperatura no templo. Quem não estiver presente poderá acompanhar as celebrações através de transmissão ao vivo, nas redes sociais da Paróquia: Pascom Santa Isabel Rainha.

A abertura, que será nesta quarta, contará com a celebração de duas missas. A primeira será às 12h, e a segunda às 18h30, na Paróquia de Santa Isabel. As cerimônias serão celebradas por padres convidados e co-celebradas pelo Pároco Padre Adriano José das Chagas.

No dia 11, a missa solene será às 7h. Às 14h, acontecerá uma carreata com a imagem da Padroeira pelas ruas dos bairros que fazem parte da paróquia (Catolé, Aurora, Nobre, Maranguape I, Jaguaribe e Jardim Maranguape). Quando a carreata chegar, acontecerá a missa de encerramento.

Segundo o coordenador da Pascom, Rafael José, "A festividade é uma preparação para o dia solene, que no caso é o dia 11/07. Como a abertura da festa será numa quarta-feira, teremos como de costume a "Hora da Graça". Esta celebração nas quartas, às 12h, tem mais de 20 anos que acontece na igreja. Então, como a abertura caiu na quarta, serão duas aberturas. A da tarde com um padre convidado, e à noite acontece a abertura da festa oficialmente, com a entrada da bandeira. Essa bandeira é colocada na frente da Matriz após a celebração. Cada noite terá um padre convidado para celebrar o tríduo (esse tríduo é uma preparação pro dia Solene de encerramento)”, afirmou.

Conheça a História:

Todos os anos, no encerramento da festa, a Paróquia realiza a bênção dos pães e das rosas da Rainha Santa, por conta de um dos seus milagres.

Segundo a lenda portuguesa, numa manhã fria de inverno, a rainha santa saiu do Castelo do Sabugal para fazer a caridade aos mais desprotegidos da sociedade, levando no seu regaço pedaços de pão e moedas. Ela foi de imediato interpelada pelo rei, seu marido, que a questionou:

- "Que levais no regaço?"

De imediato respondeu:

- "São rosas, senhor!"

Desconfiado, o seu marido inquiriu-a de novo:

- "Rosas de Inverno."

A rainha mostrou então o conteúdo do regaço do seu vestido e nele só haviam rosas, ao contrário dos pães e moedas que tinha colocado.

"Por conta disso, costumamos ter a bênção dos pães e rosas e distribuímos aos fiéis durante as celebrações de encerramento, que será no dia 11 de julho", contou Rafael.