Desenvolvimento Urbano |

Paulista vai receber laboratórios de tecnologias futuristas

Em parceria com o Governo do Estado, serão implantados os chamados Hubs de informação, visando o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico do município

Nesta quarta-feira (16), houve uma reunião com a presença do prefeito Yves Ribeiro e foram  apresentados dois projetos tecnológicos pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos. Na ocasião, foi discutida a implementação de ambientes de inovação em Paulista.

Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge Carreiro, e o Secretário Executivo de Gabinete do município, Marcos Eduardo.

Paulista está entre as 22 cidades pernambucanas que receberão os laboratórios de tecnologia futuristas. Os espaços serão instalados na Escola Técnica Estadual (ETEs), Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e Centro Tecnológico. Nesses ambientes, os chamados HUBs de informação estarão inteiramente conectados com a produção e difusão de conhecimentos em "gameficação", Manufatura Avançada, Cultura Maker, Economia Criativa, Economia Circular, Negócios 4.0, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

O primeiro projeto apresentado é o da "Sala 4.0", que consiste na incorporação das tecnologias na construção da cultura maker, de games e de robótica, com capacitação para os jovens da cidade. Já o segundo projeto trata-se de uma usina de tecnologia. "Essa usina pode ser entendida como uma porta onde o nosso município estará buscando parcerias que nos trarão transferência de conhecimento e recursos, para acelerar o desenvolvimento tecnológico em nosso município", contou Cláudio Nunes.

A iniciativa já está em andamento e será iniciada em pouco tempo, para que Paulista avance na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, criando condições para alavancar atividades inovadoras baseadas em novos conhecimentos e no desenvolvimento da cidade.