PAULISTA > Notícias > Prefeitura acompanha construção dos protocolos sanitários para reabertura do Paulista North Way Shopping

Saúde | 15/06/2020

Servidores das secretarias municipais de Saúde e executiva de Desenvolvimento Econômico se reuniram nesta segunda-feira (15.06) com a direção do Paulista North Way Shopping para verificar o protocolo de cuidados sanitários que o centro comercial localizado na PE-15, Centro da cidade, está adotando para evitar que os clientes e funcionários sejam contaminados pelo novo Coronavírus.

A previsão é que a reabertura do shopping aconteça no próximo dia 22, a exemplo de todo o comércio. Porém, estão todos aguardando a oficialização através do Governo de Pernambuco. Para a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, é importante que a prefeitura apoie as instituições privadas neste momento de reabertura do comércio para que todos os cuidados necessários de segurança sejam respeitados.

“A gente acredita que na reabertura, a circulação de pessoas vai ser muito grande. Então é importante. A ideia é que a gente divida com estas instituições privadas a responsabilidade do que precisa ser feito. A proposta é limitar o acesso e a circulação dentro do Shopping, a exemplo dos supermercados e outros estabelecimentos. A partir do Decreto Estadual, a gente vai acompanhar este decreto e o que está sendo feito pelos estabelecimentos comerciais, quanto ao uso de instrumentos de proteção individual e coletivo. Mas, pelo que vimos aqui, as medidas já estão sendo adotadas e eles estão se preparando para esse momento de abertura”, constatou a secretária municipal.

Para Marco Mota, superintende do North Way, as medidas adotadas já estão surtindo efeito neste período de funcionamento do shopping desde o último dia oito de deste mês, quando iniciaram as compras delivery, com o clientes adquirindo via internet e pegando a mercadoria na entrada do centro comercial.

“Nós já nos adequamos a todos os parâmetros estabelecidos, estamos com dispensadores de álcool em gel em todos os corredores, um profissional aferindo a temperatura nas principais entradas e já fizemos uma cartilha para orientação geral dos nossos lojistas. Estamos aguardando o Decreto Municipal para definir quando e quais as restrições quanto ao horário de funcionamento e quantidade de pessoas circulando no interior das lojas. Este é um momento de co-responsabilidade, entre direção do Shopping, lojistas e a população”, disse.

Raimundo Lopes, executivo de Desenvolvimento Econômico do município, falou que a reabertura do North Way é um grande passo na retomada da economia local. “Todos os empreendedores estão ansiosos com esta reabertura, como também a própria população. Porém, nós temos que ser muito prudentes nesta hora, porque todos os cuidados devem ser tomados. É preciso que todos saibam que a pandemia ainda não foi superada", disse.