PAULISTA > Notícias > Moradores de Arthur Lundgren II recebem ação do programa “Saúde nos Bairros”

Saúde | 11/10/2019

Moradores de Arthur Lundgren II recebem ação do programa “Saúde nos Bairros”

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Arthur Lundgren II Alto recebeu, nesta quinta-feira (10), mais uma edição do programa “Saúde nos Bairros”. A iniciativa, que aproxima os serviços de saúde da população, tem realizado, em média, mil procedimentos por edição.

“A proposta do programa não é apenas de levar os serviços de saúde para os bairros, mas também de ampliar o horário de atendimento nas USFs. No ‘Saúde nos Bairros’ são oferecidos todos os serviços existentes na Secretaria de Saúde, com o diferencial de ser no horário noturno. Então, com isso, conseguimos atender pessoas que geralmente não frequentam suas USFs, por estarem ocupadas durante o dia”, afirmou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, adiantando que a partir de dezembro o programa vai ganhar o reforço da “Farmácia nos Bairros”, uma unidade móvel de farmácia que vem para agregar ainda mais benefícios ao programa.

Quem deu um pulinho na ação teve o direito de realizar atendimentos médicos e citológicos, fazer o cartão do SUS, testagem de HIV e Hepatite, aferição de glicemia e de pressão arterial, exame de mamografia, vacinação, entre outros. O autônomo, Gilmar Lopes da Silva, 57 anos, não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para buscar os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Itinerante).

“Ações como essa são sempre muito bem vindas. Ter a chance de realizar diversos exames sem precisar sair do meu bairro é realmente muito bom. Se tiver outra vez, e eu espero que tenha, com certeza estarei aqui novamente”, afirmou Gilmar.

Acompanhando de perto a ação, o chefe de gabinete do prefeito Junior Matuto, Francisco Padilha, falou que o programa tem caído cada vez mais no gosto popular. “A iniciativa de trazer os serviços da administração pública para perto da população tem dado certo. Vemos isso no semblante de quem procura o atendimento e sai daqui com o resultado. O ‘Saúde nos Bairros’ é mais uma ação exitosa da gestão do prefeito Junior Matuto que veio para ficar”, afirmou Padilha.

Além dos serviços já citados, os moradores de Arthur Lundgren II que compareceram a ação, puderam conferir de perto palestras sobre fitoterapia (método que usa das plantas para o tratamento de doenças); e sobre o autocuidado, palestra promovida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Também presente nesta edição do “Saúde nos Bairros”, o vereador Edmilson do Pagode, se mostrou satisfeito com a ação. “Os moradores de Arthur Lundgren II convivem com uma certa dificuldade geográfica. Quem mora na parte de baixo não costuma subir e vice e versa. Mas hoje, devido ao tamanho da ação, pudemos enxergar pessoas das duas partes do bairro concentradas aqui”, concluiu o vereador.