PAULISTA > Notícias > Defesa Civil do Paulista intensifica visitas à população da Mirueira para realização de simulado de desastres

Defesa Civil | 23/11/2023

Trabalho está concentrado na Rua Professor Antônio Teodósio Filho

Em continuidade aos trabalhos que antecedem a realização do primeiro simulado de desastres no município do Paulista, equipes da Defesa Civil do município estão intensificando o trabalho de visitas aos moradores do bairro da Mirueira. Nesta quinta-feira (23.11), mais famílias receberam dos técnicos um informativo, juntamente com um convite para participarem de oficinas que irão acontecer, na próxima quinta-feira (30), na Associação de Moradores do bairro.

O intuito é preparar a população que mora em área de risco, para situações de emergência, para que as pessoas saibam como agir antes da chegada da Defesa Civil, dos Bombeiros e do SAMU. O trabalho está concentrado na Rua Professor Antônio Teodósio Filho, onde vivem cerca de 160 famílias. A previsão é de que o primeiro simulado seja realizado no sábado (09.12).

Durante o simulado, os moradores dessas áreas aprenderão o que deve ser feito para a saída dos locais de risco, como ajudar idosos e quais as rotas de fuga através das melhores saídas.

Através do conhecimento repassado pela Defesa Civil, a população será treinada ainda para a busca dos pontos de encontro designados pela Prefeitura do Paulista, com equipes da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, de maneira a colocar em ação o Plano de Contingência da Cidade do Paulista.

De acordo com a secretária executiva de Defesa Civil de Paulista, Cíntia Silva, a atividade porta a porta foi iniciada na semana passada, em um trabalho de conscientização, indo até o morador esclarecer o que é o simulado. “Estamos fazendo esse planejamento para que saibam o que fazer em caso de desastres em área, já que a Defesa Civil não vai estar aqui, podendo chegar entre 30 e 40 minutos. E nos casos de deslizamento de terra ou desabamento, o cidadão saberá como proceder”, explicou Cíntia.