PAULISTA > Notícias > Estudantes do Paulista conhecem Museu do Solo da UFRPE

Ação integrada | 14/11/2023

Estudantes do Paulista conhecem Museu do Solo da UFRPE

Participaram alunos da Escola Municipal Terezinha Camarotti

Com objetivo de unir o conhecimento científico ao ensino prático e à preservação ambiental, as secretarias Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e de Educação possibilitaram a estudantes da Escola Terezinha Camarotti uma visita ao Museu do Solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, no Recife. A ação faz parte da programação da quarta Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros.

Nas atividades desenvolvidas, a estudante do nono ano da unidade escolar, Júlia Santana, de 17 anos, destacou o conhecimento adquirido na experiência de campo. “Vimos como se comportam os tipos de solo que existem no ecossistema do Estado. Também aprendemos sobre a umidade da terra e o magnetismo. Foi fantástico saber que alguns tipos de pedras são usados no processo de elaboração de maquiagens. Outra coisa muito legal foi aprender a realizar uma horta suspensa com garrafas plásticas e barbantes. Plantamos tomate e manjericão”, ressaltou a jovem.

“A oportunidade de aulas como a que está sendo propiciada aos jovens é fundamental para que sejam multiplicadores de conhecimento e de preservação ambiental. A programação ainda terá mais atividades até o final de novembro”, informou a analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Ana Laura Loureiro.

Por fim, a acadêmica de Engenharia Florestal na UFRPE, e membro co-fundadora da Agrofloresta UFRPE, Tainá Werneck, ressaltou as atividades das quais os estudantes de Paulista participaram.

”Os alunos criaram uma horta suspensa e um sistema de compostagem caseira. A atividade incentiva hábitos saudáveis, e proporciona uma conexão prática com a natureza,  com todos os processos que o alimento percorre até chegar na no prato. Foram mostradas as maneiras de plantio e de produção de composto orgânico, como alimentos para as plantas", disse Werneck.