Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista realiza palestra sobre prevenção de acidentes e redução de violência na infância

Ação integrada | 13/11/2023

Paulista realiza palestra sobre prevenção de acidentes e redução de violência na infância

Tema foi abordado em creche da Rede Municipal

Compartilhe esta notícia:

Funcionários e pais de alunos da Creche Nilo Pereira, representantes da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde do Paulista, em uma ação intersetorial, participaram na sexta-feira (10/11), de uma palestra sobre prevenção de acidentes e redução de violência na infância.


A diretora da Criança e do Adolescente da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Renata Cândida, pontuou que as legislações são fundamentais, pois trazem a importância de toda a sociedade, o Estado e a família, estarem empenhados em prevenir e identificar todas as situações de violência. "A violência é um fenômeno complexo e as consequências são danosas para o público infantil, comprometendo o desempenho escolar, alterações na memória e mudanças no comportamento", explicou a diretora.


Na ocasião, o especialista em Urgência, Emergência e UTI, enfermeiro Valmir Bezerra, também abordou sobre as intervenções em Primeiros Socorros nas principais situações de Emergência. A análise sobre o tema contou com a participação de funcionários e pais dos estudantes da unidade, como também. Ele discorreu também sobre a Lei Federal n° 13. 722 (Lei Lucas).


A iniciativa foi planejada pela Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente, Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência e pela Diretoria da Criança e do Adolescente, atendendo ao Plano Municipal Decenal da Primeira Infância (PMDPI), cujo objetivo é o desenvolvimento e a proteção das crianças de zero a seis anos.


A Lei Lucas foi sancionada no dia 04 de outrubro de 2018. A Lei surgiu em decorrência de uma fatalidade que ocorreu no ano de 2017 com um menino de 10 anos de idade, conhecido como Lucas Begalli. Estudante de uma escola particular de Campinas/SP, o menino, durante um passeio escolar, sofreu engasgamento com alimento servido, vindo a óbito dois dias depois do ocorrido.


Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista


Imagens: