PAULISTA > Notícias > Horta Escolar é implantada em Paulista

Ação integrada | 10/11/2023

Horta Escolar é implantada em Paulista

Estrutura inicial foi construída na Escola Municipal Terezinha Camarotti no bairro da Mirueira

Para fomentar a cultura da agricultura orgânica em Paulista, uma iniciativa criada por alunos e professores da Escola Terezinha Camarotti, situada no bairro da Mirueira, em parceria com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretária de Obras e Serviços Públicos, foi iniciada a implantação da Horta Escolar. A estrutura inicial foi construída através do Projeto Liga Mais.

O trabalho teve início nesta sexta-feira (10.11), quando os alunos do nono ano aprenderam como plantar mudas de hortaliças, verduras e frutas.

Na ocasião, as estudantes Larissa Pinheiro e Daiane Candida, ambas de 15 anos, do nono ano B da Escola Terezinha Camarotti, fizeram a atividade prática de campo.

"Aprendemos a plantar e arar a terra. Também foi importante reforçar sobre a preservação do meio ambiente e o melhor de tudo, foi ver como é importante consumir alimentos saudáveis", disse Larissa.

"Foi muito bom saber sobre o ciclo das plantas que semeamos. Os produtos que vamos colher não levam agrotóxicos e isso é bom. Ainda pudemos interagir e ver como o trabalho coletivo é importante",  destacou Daiane.

Ainda sobre as atividades a professora de Ciências da escola, Tayane Mendes, apontou a relevância dessa aprendizagem para os estudantes. “Esse projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e temos o financiamento para colocá-lo em prática. A parceria foi desenvolvida com a SEMA. O objetivo é colocar aulas práticas de agroecologia para os alunos da rede municipal de ensino, além de promover o cultivo de alimentos sustentáveis e saudáveis. O projeto também vai servir para fornecimento de produtos para a merenda escolar”, disse a docente.

No mesmo sentido, a agricultora familiar da Mata do Ronca da Mirueira, Elizabeth Belmira dos Santos, de 57 anos , expressou sobre o destaque que um trabalho como o que está sendo feito tem para a cidade: “Viemos ensinar as crianças como plantar, adubar e semear alimentos sustentáveis. Também entregamos nosso conhecimento sobre a terra e as plantas. Isso é muito válido para o futuro do campo", afirmou a agricultora.

Por fim, a analista ambiental da SEMA, Ana Laura Loureiro, falou sobre a importância que o trabalho tem para o município. “Estamos atrelando a pesquisa científica e a preservação ambiental ao ensino regular. Ainda estamos fomentando a continuidade e ampliação da agricultura orgânica familiar", concluiu a servidora municipal.