PAULISTA > Notícias > Em Paulista, protagonismo estudantil da rede municipal de ensino será premiada com projeto de inovação

Ação integrada | 27/10/2023

Ação que procura soluções a desafios, lançados pela iniciativa privada da cidade tem apoio de secretarias da Prefeitura

Para estimular e fomentar a geração de conhecimento, ciência e tecnologia em Paulista, o Inova Paulista, uma proposta que procura soluções a desafios sobre sustentabilidade, saúde e energia limpa atrelados ao setor fitness está sendo lançada pela iniciativa privada atuante no município para premiar o protagonismo estudantil da rede municipal de ensino da dacidade. O projeto conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento, Econômico, Agropecuária e Pesa, Educação e Executivas de Ciência e Tecnologia.

Na ocasião do encontro de trabalho que foi realizado nesta quinta-feira (26.09) na sede da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Agropecuária e Pesca no centro da cidade, os sócios diretores franqueados da SkyFit em Paulista apresentaram detalhes da ideia.

“Estamos aportando no município de Paulista, escolhemos a cidade para instalação  de nossa primeira franquia na região e o porquê disso é que o município é a Capital do Litoral Norte. Devemos abrir em abril do próximo ano ou bem antes. Dentro desse processo, temos uma filosofia de premiar ideias e soluções aplicáveis a desafios lançados no setor fitness formuladas por jovens estudantes da rede municipal de ensino. Com isso promovemos a criação de ciência e tecnologia na cidade e incentivamos a criação de cases de sucesso. Estamos gratos pela oportunidade de realizar este trabalho em Paulista na nossa chegada a cidade e pelo apoio apresentado pela Gestão municipal”, disse o sócio diretor do empreendimento, Renato Torres.  .

Também sobre o assunto, o CEO do Grupo Lundgren, Eduardo Lundgren, que também é sócio do empreendimento, as ações que englobam o projeto são extremamente relevantes. “Temos uma identificação de centenas de anos com a cidade. Hoje os negócios não tem apenas um objetivo comercial e sim objetivos que tragam felicidade e bem-estar às pessoas e que atraiam o desenvolvimento de uma cidade, a educação, a ciência, a tecnologia, sustentabilidade e a preservação ambiental, fazendo a juventude participante ativa disso. Agradecemos muito a atenção prestada pelas secretarias envolvidas e convidadas ao projeto”, afirmou o empresário

No mesmo sentido, a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, da Secretaria de Educação, Regina Trindade, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos muito felizes por participar deste momento. Vamos organizar com os empreendedores as diretrizes do edital do prêmio para que as escolas municipais possam concorrer entre si e abordem soluções aplicáveis aos desafios lançados pelas empresas em seu ramo de atuação. Agradecemos ao setor privado por isso”, destacou a gestora municipal.

“As soluções  desafios que uma cidade tem, são resolvidas pelos moradores da cidade e não é diferente com os alunos da rede municipal de ensino. É extremamente relevante o trabalho que foi realizado. Os jovens vão se surpreender com a capacidade de inovação e criatividade. Agradecemos o convite feito a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Paulista para contribuir com a elaboração dos parâmetros do projeto e assim mostrar que nosso município pode recriar seu próprio parque de conhecimento, atraindo startups como o Recife fez com o Porto Digital”, pontuou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Paulista, Wallace Melo.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca da cidade, Raimundo Lopes, destacou que o projeto também trata sobre a economia da cidade. “Quando uma empresa traz sua filosofia e visão cultural a uma cidade quem ganha é a população. Os empreendedores que estão neste encontro de trabalho, vão gerar empregos e renda para cidade, porém, o mais importante é que estão desenvolvendo um legado social-tecnológico para Paulista. As soluções que os alunos vão apresentar aos problemas apresentados vão dar mais eficiência às empresas e isso reflete na economia da cidade, além de que seus projetos serão colocados em prática para o bem-estar dos paulistenses”, concluiu o gestor municipal.