PAULISTA > Notícias > Comissão faz visita aos prédios-caixão interditados do Conjunto Beira Mar em Paulista

Defesa Civil | 26/10/2023

Problema será debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Uma comissão, formada pela ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, deputado federal Carlos Veras, representantes do Tribunal de Justiça, do Itep e o prefeito Yves Ribeiro, esteve no Conjunto Beira-Mar, no Janga, Paulista, na manhã desta quinta-feira (26.10), para verificar a situação dos prédios-caixão que foram interditados devido a risco de desabamento. O local escolhido foi o bloco D-07, onde aconteceu o desabamento de parte da edificação, no mês de julho deste ano.

Após ouvir as explicações da secretária executiva de Defesa Civil de Paulista, Cinthia Silva, sobre o andamento das ações que estão em curso, o senador Humberto Costa, membro da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, afirmou que levará as propostas de solução do problema para a audiência pública, que ocorrerá nesta tarde, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“Temos que achar uma solução que contemple tanto os moradores que estavam ocupando os prédios quanto os proprietários. Há várias propostas de solução para esse problema. Elas vão desde a demolição dos prédios para a construção de novas moradias até a recuperação de alguns após análise técnica por parte do Itep. Vamos discutir tudo isso e ouvir a todos durante a audiência pública”, afirmou o senador Humberto Costa.

Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro destacou a expectativa da gestão municipal para o que deve ser feito no local. “Defendemos a construção de um novo conjunto habitacional neste lugar com os benefícios do Programa Minha Casa Minha Vida”, disse Yves Ribeiro.

A senadora Teresa Leitão concluiu afirmando que a proposta de solução será levada ao presidente Lula. “Ele é sensível a esse problema e acaba de ressignificar o programa Minha Casa Minha Vida, incluindo cláusulas que contemplam a solução de problemas como esse", pontuou.

Fotos: Karlos Lima