PAULISTA > Notícias > Curso de Operador de Supermercado tem culminância em Paulista

Ação integrada | 25/10/2023

Curso de Operador de Supermercado tem culminância em Paulista

A ação aconteceu no Cavida e foi realizada pelo Senac, em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude da Prefeitura de Paulista e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da cidade

No incremento das ações que qualifiquem os jovens em vulnerabilidade social de bairros da cidade, a Prefeitura de Paulista, por meio de um trabalho integrado, deu a culminância do Curso de Operador de Supermercado. A ação aconteceu no Centro Especializado em Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica (Cavida), o qual foi realizada pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude da Prefeitura de Paulista e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da cidade.

Ao todo foram qualificados 25 jovens das comunidades do Janga e do Conjunto Beira Mar, os quais, durante 60 dias, foram treinados nas funções específicas do cargo. Segundo o diretor do Cavida, João Soares, a oportunidade proporciona que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho local e aproveitados pelas empresas de supermercados que estão se instalando e expandindo no município.

“Paulista está em seu melhor momento econômico. A cidade é de fato a Capital do Litoral Norte pelo seu tamanho e pela importância que tem estrategicamente na região. Os jovens que foram instruídos na função profissional serão encaminhados às empresas nos processos de menor aprendiz”, disse o representante da entidade.

Segundo a estudante Júlia Maria Marinho, de 19 anos, moradora do Janga, com essa oportunidade ela vai poder prospectar uma vaga de emprego e crescer dentro de uma empresa. “Foi primordial para minha formação adquirir novos conhecimentos. Dentro das missões que foram proposta pela professora por exemplo tivemos que criar maquetes com soluções que cuidassem da preservação do meio ambiente, gerasse renda para as pessoas que trabalham com reciclagem como as cooperativas e ainda dar benefícios às pessoas clientes do supermercado para que levassem seus produtos de garrafas pets e latinhas ao estabelecimento comercial e por meio de uma balança se pese esses objetos e os troque por descontos nas compras. Obrigado à Prefeitura de Paulista pela chance que tive”, afirmou.

“O curso além de formar novos alunos, busca criar a consciência crítica dos estudantes, lançando desafios para que eles possam inovar. Dessa forma, temos profissionais preparados e que também tragam soluções para problemas que a sociedade hoje requer. Agradecemos a parceria que temos com a Prefeitura de Paulista para entregar à sociedade cidadãos conscientes e úteis para o mundo”, afirmou a professora em Gestão do Senac, Daniely Costa.

Por fim, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, e executivo de Juventude, Raul Ribeiro da Prefeitura de Paulista, destacaram a relevância do projeto para juventude e para o município.

“Estamos diante de um fato que além de formar, traz o empreendedorismo na criação de ideias que beneficiem a população, a economia da cidade e as empresas. Os jovens estão de parabéns pelos projetos apresentados.Vemos que cidadãos inovadores serão contratados nas empresas da cidade sendo a renovação e o futuro de nosso município”, frisou Raimundo Lopes.

“Temos uma parceria de trabalho muito sólida com várias instituições que têm expertise na formação de pessoas e sobretudo de jovens que são os que vão daqui a 15 anos ter a liderança da cidade e das empresas. O trabalho da gestão aborda esse perfil e está direcionado a dar as condições para que os jovens sejam o destaque de nosso município”, concluiu Ribeiro.