PAULISTA > Notícias > Em Paulista, estudantes da escola Irmã Assunta recebem a palestra sobre tartarugas marinhas

Meio Ambiente | 14/09/2023

Ação é promovida pela SEMA e teve atividades de campo na praia de Enseadinha

No fortalecimento da educação ambiental no município de Paulista, estudantes do 5º ano da Escola Irmã Assunta, localizada em Maria Farinha, receberam na manhã desta quinta-feira (14.09), uma palestra sobre o Projeto de Monitoramento das Tartarugas Marinhas de Paulista. O trabalho é promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura.

Protagonismo infanto-juvenil:

Na ocasião, os alunos puderam conhecer mais sobre o ciclo reprodutivo da espécie, como também, puderam aprender as características dos tipos de tartarugas que escolhem o local para desovar e fazer seus ninhos. “Não imaginava que os filhotes fêmeas, quando adultas e fecundadas, voltassem ao local de nascimento para desovar. Além disso, das sete espécies que existem no mundo, cinco escolhem o Brasil para realizar seus ninhos. O mais legal é que quatro vem a Paulista na praia de Enseadinha, no Janga, onde temos o Berçário das Tartarugas Marinhas”, disse a estudante Jennyfer Rodrigues, de 10 anos.

Além dela, a estudante Agatha Victória Paes, de 10 anos, também participou da atividade e assimilou bem o conteúdo repassado pelos analistas da SEMA. “Aprendi que Paulista é a primeira Prefeitura do Brasil a obter autorização do Centro TAMAR/ICMBio para desenvolver atividades de manejo e conservação de tartarugas marinhas. Isso é fantástico. Outra coisa legal é que aprendemos como ajudar a sua preservação, como reconhecer o rastro deixado por elas na areia quando fazem seus ninhos, e que devemos chamar a equipe da SEMA para que realizem o cercamento do local”, disse a pré-adolescente.

Para a bióloga e coordenadora do projeto, Geanne Santos, os resultados desse trabalho são muito relevantes, pois permitem o fomento da cultura de preservação e de proteção desse animal que se encontra em perigo de extinção. “Nada mais sólido do que criar a consciência humanística de cuidado e preservação da natureza e das espécies animais e vegetais. Somente de trazer as crianças e adolescentes aqui para conhecer como é realizado esse trabalho, estamos os transformando em protagonistas e multiplicadores dessa ação”, ressaltou a servidora.

Representando a escola, o professor Ricardo Mendes destacou que o ensino prático desse assunto é primordial para melhorar a aprendizagem das crianças. “A vivência de campo e o trabalho científico que os estudantes em formação tiveram nesta ocasião, sem dúvida, vai ficar marcada na memória deles e os conhecimentos adquiridos nesta ação vão criar um senso crítico e despertar ainda mais para o exercício da proteção animal e do meio ambiente”, concluiu o docente.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate, mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, no site: www.paulista.pe.gov.br, no Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.