Educação |

Paulista fomenta educação no trânsito

Trabalho foi direcionado aos motoristas e pedestres que circulam na cidade

Dentro da programação do Maio Amarelo, o mês de conscientização e educação no trânsito, a Prefeitura de Paulista realizou, nesta segunda-feira (22.05), a Blitz da Educação. O trabalho foi direcionado aos motoristas e pedestres com entrega de panfletos contendo informações sobre o cuidado que se deve ter ao dirigir no tráfego veicular e sobre o respeito aos sinais de trânsito.

As atividades tiveram o protagonismo dos estudantes dos anos iniciais (3º e 5º anos) do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, localizado no Centro de Paulista, com o apoio de servidores da Secretaria de Educação e agentes de trânsito da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do município.

Segundo o coordenador de Projetos da Secretaria de Educação de Paulista, Inaldo Ferreira, fazer intervenções como essas na cidade dá a oportunidade que a sociedade como um todo participe do exercício de sua cidadania. “É uma questão primordial a que divulgamos aqui, para que as pessoas que dirigem veículos se conscientizem na forma em que devem se comportar ao volante e assim evitar acidentes”, frisou o servidor.

Da mesma maneira, o agente de trânsito, Cleyton Matías, ressaltou que além de salvar vidas, o trabalho busca o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito. “Quando lembramos aos cidadãos sobre o tema do Maio Amarelo, estimulamos nos pedestres e motoristas o exercício de suas responsabilidades no trânsito e, sobretudo, o hábito do respeito à vida", disse o agente público.

Protagonismo Infanto-juvenil: Para o estudante do 5º ano, Allan Guilherme, de 11 anos, que esteve nas atividades de panfletagem e abordagem aos motoristas, ter essa oportunidade de levar essa mensagem é muito importante. “Muitas vezes por imprudência ao atravessar a rua pessoas são atropeladas. Somente podemos atravessar na faixa de pedestres e os motoristas devem respeitar isso”, disse o estudante.

Já a pedestre Kathleen Silva elogiou a iniciativa da Prefeitura e o exemplo dado na ação. “Acho muito belo o trabalho realizado. É muito importante que nossas crianças deem o recado aos adultos. Assim, podemos ter uma nação mais consciente e educada”, ressaltou.

Ainda sobre o assunto, o motorista Joserlan Barbosa destacou que é muito bom ver que trabalhos como esse são realizados na cidade. “Devemos, como cidadãos, cumprir nosso papel de respeito no trânsito. É muito legal esse trabalho, sobretudo, porque envolve toda sociedade e contempla as crianças como agentes de conscientização”, concluiu Joserlan.