Educação |

Projeto Amigo do Trânsito de Paulista realiza programação alusiva ao Maio Amarelo

Atividades educativas e de conscientização sobre o trânsito são objetivos das ações

Para fomentar a educação e a conscientização dos motoristas e dos pedestres no município, o Projeto Amigo do Trânsito de Paulista vai promover ações alusivas ao Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A programação é realizada através de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil. A programação inicia na quinta-feira (18.05), às 9h, na escola Iracema de Castro, no bairro da Mirueira.

A iniciativa contará com palestras de agentes da Secretaria de Mobilidade, sobre sinalização e respeito às regras de trânsito. Segundo a gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação da cidade, Glauber Gianne, o trabalho é essencial para a formação de uma geração que pratique a consciência contra acidentes e mortes no trânsito.

"Quando se promovem atividades nas quais agentes de trânsito vão às escolas para compartilhar seus conhecimentos de forma lúdica, as crianças e adolescentes se transformam em representantes de uma cadeia que engloba todos os atores da sociedade num bem comum”, disse a gestora municipal.

A professora e coordenadora do Projeto Amigo do Trânsito, Maria Chagas, ressaltou a importância do trabalho que já tem uma parceria de 8 anos com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). “Com este trabalho, buscamos alertar sobre a situação de mortes e acidentes que a falta de educação causa no trânsito e as soluções e maneiras adequadas de comportar para reverter esse quadro. O trabalho vai englobar todas as séries dos anos iniciais e finais da Rede de Ensino do município”, frisou a coordenadora.

Na próxima segunda-feira (22.05), será a vez da ação da Blitz da Educação em frente ao prédio da Secretaria localizado na Avenida Floriano Peixoto, em frente a Praça dos Ipês, no Centro. Neste dia, os agentes de trânsito de Paulista, em conjunto com funcionários da Educação, estarão com faixas, banners e placas com mensagens de efeito sobre a conscientização para a educação no trânsito.

Já na quarta-feira (24.05), de forma exclusiva e inédita no município, o trabalho será desenvolvido na Escola Municipal Margarida Sampaio, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, que contará com o caminhão do Detran, com a Turma do Fom-Fom e seus personagens realizando as atividades educativas para os alunos. Na ocasião, haverá uma pequena exposição sobre os carros que o Detran utiliza em suas diversas operações de trânsito.

O trabalho do mês de maio finaliza na terça-feira (30.05), com a ação do Clubinho da Honda, na Escola Municipal Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo, onde palestras serão ministradas sobre trânsito em geral e sobre como os motociclistas devem se comportar e agir ao pilotar seus veículos. Após a promoção da campanha do mês de maio, ações ainda acontecem nas escolas do município, até o dia 30 de setembro.