Meio Ambiente |

Meio Ambiente de Paulista resgata filhotes de timbu

O fato aconteceu no conjunto Beira Mar no Janga

Nesta sexta-feira (28) sete filhotes de timbu (Didelphis albiventris) foram resgatados no Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga. Os bichinhos foram encontrados pelo morador da área, Lucas Umbelino, no Mercado Público do bairro, ao lado do corpo de uma fêmea adulta, que se encontrava sem vida.

“Ao ver a situação, acolhi os filhotes e levei para casa. Após contatos realizados com amigos acionei a Sema e os agentes da Prefeitura realizaram o resgate”, relatou o morador.

Após o resgate, os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), onde ficarão sob os cuidados de uma equipe técnica até estarem aptos a serem reintroduzidos em seu habitat natural.

Segundo a técnica ambiental do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Paulista, Jocelane Cavalcanti, em situações como essa os filhotes não podem ser alimentados com leite industrializado.

“O timbu é um animal silvestre que se alimenta de insetos e roedores. São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas. Matar esses animais é crime ambiental”, alertou a servidora.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate ou mortos, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, também pelo endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.