Ação integrada |

Dia Nacional de Conscientização do Autismo é comemorado com atividade em Paulista

Evento foi realizado nesta segunda-feira (03.04), na Fasup, no bairro do Janga

Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 02 de abril, a Prefeitura do Paulista, através das secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde do município, promoveu  capacitação para os profissionais da rede e para os representantes de conselhos municipais. A ação aconteceu, nesta segunda-feira (03.04), na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no bairro do Janga.

Com a temática: conscientizar, trazer informações e continuar promovendo a verdadeira inclusão social, vários serviços foram oferecidos no evento, como: solicitação da Carteira de Identificação do Autista e VEM Livre Acesso; informações e disponibilização dos formulários da Carteira Intermunicipal e Interestadual; orientações jurídicas; panfletagem com material sobre o autismo, além de suas características e direitos.

A atividade teve o apoio do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência da cidade do Paulista (COMID), do Anjo da Guarda e do Centro de Reabilitação e Educação Infantil Anjo da Guarda (CREI), que é uma organização não governamental (ONG) que faz tratamento de crianças e adolescentes com deficiência de toda a Região Metropolitana do Recife.

A coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Ana Maria, informou que a capacitação é importante para desfazer o preconceito que existe ao transtorno de espectro autista. "Precisamos compartilhar conhecimento com os profissionais da rede e a sociedade do nosso município", finalizou a coordenadora.

O diretor da pessoa com deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, comentou que o evento está promovendo a capacitação para os profissionais da rede, representantes de instituições e dos conselhos municipais. "A qualificação é importante para a promoção da verdadeira inclusão social, desconstruindo o preconceito com conhecimento", pontuou Pyrrho.

A diretora da Criança e Adolescente da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Renata Cândida, assinalou que a atividade é fundamental para esclarecer os profissionais  quanto à conscientização do autismo. "A gestão está de parabéns pela iniciativa e que possamos cada vez mais ser o município inclusivo para todos e todas", explicou a diretora.

Fotos: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista