IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Profissionais da UBS Nossa Prata, em Paulista, passam por capacitação para o combate à esquistossomose

Coordenação do programa de controle da doença apresenta palestras e oficinas

Nesta quinta-feira (16.03), às 14h, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Prata, em Maranguape II, irão participar de uma atividade com palestras e oficinas. A iniciativa faz parte das estratégias para a prevenção e combate à esquistossomose no município.  



Na ação, que também será realizada em outros postos médicos, no decorrer desse mês de março, a equipe de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde) receberá informações acerca do funcionamento do Programa de Controle da Esquistossomose, o que é a doença, forma de transmissão e estratégias de tratamento. 



Conhecida como a doença dos caramujos ou barriga d’água, a  esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária provocada por vermes do gênero Schistosoma. A fase inicial da doença pode ser assintomática, podendo evoluir  a formas clínicas extremamente graves se não tratadas em tempo oportuno. A prevenção e o controle da doença são realizados pela Vigilância Ambiental, que através de uma importante parceria com as equipes da Atenção Básica nas atividades do programa, oferta exames para detecção da doença.



A população, por sua vez, poderá retirar um coletor em uma destas unidades, para entregar as amostras de fezes coletadas, que serão recolhidas pela Vigilância em Saúde. Depois disso, as amostras serão entregues ao laboratório municipal, onde será realizado o exame de coproscopia (de fezes). Caso dê positivo para a doença, o paciente receberá o devido tratamento nas unidades de saúde. 




Confira os locais e as datas das próximas capacitações:



USF Nossa Prata - quinta-feira (16/03), às 14h;

USF Jardim Paulista Baixo III - quinta-feira (23/03), às 14h;

USF Jardim Paulista Baixo IV - sexta-feira (24/03), às 14h;

USF Nobre - quinta-feira (30/03), às 14h.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441