Educação |

Educação de Paulista realiza Avaliações de Fluência em Leitura

Avaliações foram realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Avaliação Educacional, realizou, com apoio dos gestores da Rede Municipal de Ensino, as avaliações de Fluência Leitura. A atividade ocorreu entre os dias 08 e 10 de março, nas escolas municipais, com turmas do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental.

O objetivo foi verificar em que estágio de Fluência em Leitura do código alfabético da língua portuguesa os estudantes se encontram, e ainda, identificar e avaliar o nível de aprendizagem de cada estudante, assim como auxiliar os professores no mapeamento do índice de desenvolvimento da aprendizagem e do enfrentamento às defasagens do currículo escolar.

A avaliação faz parte do Programa Educar Pra Valer da Associação Bem Comum, que é uma organização sem fins lucrativos, parceira do município do Paulista, através do Sistema de Avaliação Educar Pra Valer (SAEV/2023)

A missão do Educar pra Valer é prestar cooperação técnica aos municípios brasileiros, com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e resultados referenciados na experiência do Município de Sobral e no Programa Alfabetização na idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará.

O Programa Educar pra Valer se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a aplicar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista