Ação integrada |

Alunos da Escola Municipal Irmã Assunta participam de palestra sobre tartarugas marinhas

O trabalho é realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Executiva de Meio Ambiente

Com o intuito de estimular o entendimento do desenvolvimento científico, atrelado à preservação ambiental para criação da consciência cidadã de crianças e jovens da cidade, hoje, alunos da Escola Municipal Irmã Assunta, de Maria Farinha, participaram de uma palestra sobre as tartarugas marinhas. O trabalho foi realizado através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Executiva de Meio Ambiente (SEMA).

A exposição ‘Tartarugas Marinhas’  é composta de placas em tamanho real, com imagens das quatro espécies do animal marinho que vivem na costa do município. Além disso, a exposição conta com informações sobre o ninho, ciclo de vida e as cinco espécies existentes no litoral brasileiro.

Segundo a analista ambiental e cientista social, Ana Laura, que é coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU-SEMA), essa é mais uma ação de divulgação científica e educação ambiental promovida no âmbito da Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista. “Somente com educação se faz a diferença. É essencial para esse aprendizado científico facilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar exposições, palestras e visitas guiadas que falem e abordam a preservação ambiental, o meio ambiente como um todo, sua fauna e flora marinha e silvestre, entre outros assuntos", esclareceu a coordenadora.

A professora do 3° ano da unidade de ensino, Haany Stella da Silva Lima, explica que é fantástico usar atividades lúdicas para aplicar os conhecimentos no ensino. “A apresentação realizada pelas biólogas da Prefeitura está sendo muito boa, pois desperta nas crianças a curiosidade de saber que aqui em Paulista tem uma diversidade grande de tartarugas marinhas, e ainda os tipos e espécies do bicho. É algo fantástico”, concluiu a educadora.

PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL

Dentre os estudantes que participaram da atividade, a aluna do 5º ano Thabata Maria, achou interessante o conteúdo da exposição. “Aprender sobre a Tartaruga de Pente, por exemplo, foi muito legal, pois agora sei do tamanho dela, as formas dela e que a mesma coloca ovos nas praias de Paulista, assim como ciclo de vida dela, gostei muito”, disse Thabata, bastante animada com a atividade.

“Aprender assim é muito divertido. A experiência é diferente e me permite fixar melhor as informações que as professoras nos ensinam. Preservar o ambiente e cuidar dos bichinhos marinhos é muito importante para o equilíbrio da natureza e a nossa própria sobrevivência. Que as aulas sejam assim sempre”, torceu a aluna Pâmela Mykelle