Direitos Humanos/Cidadania |

Em Paulista, panfletagem marca ação contra o trabalho infantil

Ação foi promovida pela Prefeitura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco

Intensificando as ações estratégicas durante o Carnaval, época em que crianças e adolescentes ficam totalmente vulneráveis, desprotegidas, expostas à violência e exploração sexual, a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos (SPSDH), realizou nesta quinta-feira (09/02) ações educativas no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, com distribuição de panfletos e fixação de cartazes sobre os danos provocados pela exploração do trabalho infantil.

Durante a atividade, a população foi informada sobre os perigos e consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar. Na mesma atividade, as equipes divulgaram também o Disque 100, número utilizado para denúncias de possíveis casos desse tipo de crime.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial da SPSDH, Simone Campos, durante todo o mês de fevereiro, as equipes dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estarão chamando atenção da população para o tema “Trabalho Infantil não é nossa praia. Criança é para sonhar, brincar e estudar”.

“Planejamos uma série de ações ao longo deste mês para orientar e sensibilizar a população, mostrando que o trabalho infantil é uma violação de direitos que priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades”, ressaltou a coordenadora.

A ação, que foi coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, com o apoio dos órgãos de assistência – Conselho Tutelar e da  Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJPE), buscou conscientizar a população sobre a importância de todos estarem atentos e colaborarem para que as crianças tenham uma infância voltada para o lúdico, o brincar, bem como as práticas que condizem com a infância.

Para o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Leônidas Leal, garantir esse desenvolvimento seguro, sem traumas, é uma responsabilidade de todos nós. Por isso, além de fazer pelos que estão ao nosso redor, é dever de todos denunciar caso percebam alguma situação que mereça a atenção dos órgãos fiscalizadores.

“Essa campanha de prevenção e combate à exploração do trabalho infantil é realizada o ano todo pela Secretaria de Desenvolvimento Social e intensificada nesse período de Carnaval, devido a ser uma época em que as crianças estão expostas à violência psicológica, física e sexual. Como trabalhamos com a prevenção, iniciamos a mobilização nesta semana pré-Carnaval, justamente porque as pessoas ainda estão chegando para brincar. A mobilização continuará durante os dias de eventos com a adesão de toda rede de proteção para evitar a violação de direitos", explicou Leônidas Leal.

A moradora do município, Edilma Maria, de 42 anos, que passou pelo local durante a ação, aprovou a iniciativa. “A campanha que está sendo realizada aqui no município é de extrema importância, pois há muitas crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente. Isso aqui serve de alerta para todos nós”, comentou.

Muitas vezes, a prática do trabalho infantil é incentivada pelos próprios pais, outras vezes as crianças têm sua vida escolar interrompida por terem seus destinos desviados para o trabalho, quando deveriam estar estudando, brincando e vivendo a infância.

Fotos: Danilo Brito / Prefeitura do Paulista