Meio Ambiente |

Paulista registra terceira desova de tartaruga marinha da temporada de 2023

Praia de Enseadinha, no Janga, foi o local escolhido pela espécie marinha

No final da noite desta terça-feira (17/01), por volta das 23h, uma tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como Tartaruga de Pente, desovou na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga, em Paulista.

O fato foi presenciado pelo morador Jaime Costa, que resolveu entrar em contato com a Prefeitura para informar. “Assim que percebi o fato, resolvi ligar para a Secretaria Executiva de Meio Ambiente sobre o acontecimento, principalmente, porque eles são responsáveis por monitorar e proteger as tartarugas aqui no município”, disse.

Após o relato, já na manhã desta quarta-feira (18/01), a analista ambiental da Sema, Bruna Maldonado, foi ao local identificado para realizar o devido cercamento do ninho, que será monitorado até o nascimento dos filhotes.

"A tartaruga de pente é a espécie mais comum que desova no litoral de nossa cidade. Na temporada reprodutiva passada, foram mais de 15 ninhos, identificados e monitorados, só dessa espécie. Atualmente, já estamos com dois ninhos confirmados no local”, informou a analista.

Por ser uma área urbanizada, a Praia de Enseadinha requer um cuidado maior, para evitar que ocorram danos aos ninhos, assim como desovas que ainda não tenham sido identificadas possam ser danificadas. “É de suma importância o monitoramento constante da área, realizando o bloqueio dos acessos”, acrescentou Bruna Maldonado.

Ao presenciar alguma tartaruga marinha desovando, o procedimento é o de manter distância, não tocar, não usar lanterna ou flash de câmera com luz branca no rosto dela, e imediatamente entrar em contato, com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, por meio do número/whatsapp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma, @paulista.tartarugasmarinhas.

Matéria Armando Fuentes

Fotos Divulgação