Serviços Públicos |

Ecoponto de Paratibe tem 80% da obra concluída e será entregue no mês de fevereiro

Atendimento em domicílio para coleta seletiva de lixo está entre os serviços oferecidos

Situado na Rua Dr. José Mariano, s/n, no bairro de Paratibe, ao lado do Clube Municipal, o segundo Ecoponto criado pela Prefeitura do Paulista está em fase final de construção, com 80% da obra concluída. O novo equipamento será entregue na primeira quinzena de fevereiro à população, que poderá desfrutar de um ponto moderno de coleta seletiva.

O governo municipal promoverá um evento para apresentar o espaço aos cidadãos, à sociedade civil organizada, aos representantes do poder legislativo da cidade e às organizações não governamentais de proteção e preservação do meio ambiente.

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São aceitos os seguintes itens: resíduos de construção civil como entulhos, móveis e equipamentos domésticos; sobras de poda; pneus; material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal); óleo de cozinha; resíduos eletrônicos; pilhas; baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras. Não são aceitos lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, além de contaminantes e químicos.

Além de poder deixar os resíduos no local, a população contará com um canal de atendimento disponibilizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Poderá ser solicitada, através do número de WhatsApp (81) 99119-5405, a ida de uma equipe de coleta de lixo reciclável até a residência dos cidadãos.

O equipamento também vai desenvolver atividades de conscientização, com equipes que realizarão palestras nos bairros adjacentes. O intuito é promover educação sobre preservação ambiental e dar informações quanto ao descarte correto de lixo.

“Assim que o Ecoponto de Paratibe for inaugurado, a população poderá realizar seu cadastramento na Prefeitura, para agendar a visita de equipes. Os funcionários irão até as residências e coletarão todo o lixo seco reciclável para descarte", destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas.