Meio Ambiente |

Paulista divulga balanço de reflorestamento com plantio de mais de 3 mil mudas de vegetação nativa

Trabalho de compensação ambiental continua em 2023

A Prefeitura do Paulista divulgou, nesta quarta-feira (04), o balanço da ação de reflorestamento de áreas que sofreram supressão de vegetação por ações delitivas de particulares que incorreram em crimes ambientais. O trabalho de compensação ambiental promoveu o plantio de mais de 3 mil mudas oriundas da Mata Atlântica, em quatro hectares da Mata do Frio, nos meses de junho e julho.

Espécies como ipê-amarelo e roxo, pau-brasil, pau-ferro, sombreiro, maçaranduba, craibeira, baraúna, amescla-de-cheiro, barriguda, mulungu, visgueiro, entre outras, já estão fazendo parte da paisagem que estava desmatada. O ecossistema antes existente no local foi recuperado, servindo novamente de abrigo para espécies de aves que retornaram às áreas reflorestadas.

“Semanalmente, estamos com nosso trabalho de fiscalização, em conjunto e com o apoio da CIPOMA e DEPOMA, nas áreas que já identificamos pelas imagens e vídeos de voos de drone. Com esses dados, realizamos o reflorestamento  durante o ano de 2022 de mudas de plantas e árvores, na Mata do Frio. especificamente, e os resultados já aparecem. Observamos o retorno de espécies animais por causa do sombreamento, além dos  nutrientes que a vegetação voltou a oferecer”, destacou o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.