PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista realiza prova do Saepe no próximo dia 08 de novembro

Educação | 04/11/2022

Educação do Paulista realiza prova do Saepe no próximo dia 08 de novembro

Avaliação vai focar nos estudantes do 2°, 5º e 9° anos do Ensino Fundamental

Alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista realizarão, nesta terça-feira (08.11), as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). O intuito é avaliar os conhecimentos dos estudantes nas áreas de português e matemática. Participam das atividades meninas e meninos matriculados nas turmas do 2.º, 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental.

O Saepe foi criado, em 2000, com o objetivo de levantar o desempenho dos alunos da rede pública e fomentar mudanças na educação oferecida pelo Estado.

MAIS AVALIAÇÕES - A Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Avaliação Educacional, realizou, com apoio dos gestores (as) da rede municipal, as avaliações de Fluência Leitura/SAEV. A atividade ocorreu, entre os dias 19 e 27 de outubro, nas escolas da Rede Municipal com as turmas do 2°, 4°e 5° anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi verificar em que estágio de Fluência em Leitura do código alfabético da língua portuguesa os estudantes se encontram.

Já a Avaliação de Fluência em Leitura/PARC- CAED está sendo realizada no período de 03/11 a 22/11/22 para os alunos do 2º anos, cujo o objetivo também é identificar e avaliar o nível de aprendizagem de cada estudante e auxiliar os professores no mapeamento do índice de desenvolvimento da aprendizagem e do enfrentamento as defasagens do currículo escolar.

Durante este ano de 2022, a Rede Municipal de Ensino do Paulista tem tido o compromisso de realizar as principais avaliações externas e internas SAEPE (Estadual/parceria municípios) e AMUDEP- Avaliação Municipal de Desenvolvimento Educacional(municipal/Paulista), visando implementação das ações e atendimento ao plano Municipal de Educação, com foco na efetivação da aprendizagem e na qualidade do ensino.