Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista realiza ação de acolhimento do Outubro Rosa e Novembro Azul

Educação | 18/10/2022

Prefeitura do Paulista realiza ação de acolhimento do Outubro Rosa e Novembro Azul

Compartilhe esta notícia:

Atividade foi realizada na entrada do prédio da Secretaria de Educação



A Secretaria de Educação do Paulista, por meio da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, realizou uma ação de acolhimento aos profissionais que chegavam para mais um dia de trabalho e para os novos professores aprovados em concurso, que foram empossados nesta terça-feira (18.10). A  acolhida teve como tema: Outubro Rosa e Novembro Azul, recheada de músicas, abraços, ciranda e muita alegria para iniciar o dia com energias positivas.


Outubro Rosa


O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.


O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.


O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.Novembro Azul


O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma. Somente em 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), eram esperados 68.220 novos casos da doença no Brasil.


Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. No entanto, para que isso seja possível, há um grande desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. De acordo com o Inca, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.


Imagens: