Ir para o conteúdo

SEMMA leva educação ambiental e conhecimento sobre tartarugas marinhas a estudantes de escola municipal

Por Maiara Cavalcanti

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realizou, nesta segunda-feira (18), ação do Projeto SEMMA na Escola, na Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, em Nossa Senhora do Ó. A iniciativa proporcionou aos estudantes uma experiência interativa com amostras biológicas de animais da fauna do município, além de informações sobre biodiversidade, ecologia e o Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas de Paulista-PE.

Durante a atividade, os alunos do 6º ao 9º ano puderam conhecer diferentes espécies de animais por meio de amostras e aprender, de forma prática, conteúdos relacionados à biodiversidade, aos animais vertebrados e invertebrados e ao tecido ósseo. A ação também destacou a importância da preservação das praias do município, que são utilizadas para a desova de tartarugas marinhas.

A bióloga e diretora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da SEMMA, Rayza Brasileiro, explicou que a proposta do projeto é aproximar os estudantes do conhecimento ambiental por meio de experiências práticas. Segundo Rayza, a atividade busca despertar nos estudantes um novo olhar para os espaços naturais que fazem parte do cotidiano deles, especialmente as praias.

“A gente consegue perceber o despertar desses estudantes, uma vez que eles já moram próximos à praia, mas eles não param para observar a importância que esse espaço tem para aquele animal”, ressaltou.

Para a gestora da escola, Cristina Leite, a atividade representa a continuidade de uma parceria entre a unidade de ensino e a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista.

“Já é uma parceria que a gente tem há anos, também por meio de contatos da própria gestão com a Secretaria”, contou.

A iniciativa faz parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela SEMMA nas escolas do município, com o objetivo de aproximar os estudantes das questões ambientais e estimular a preservação da biodiversidade.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza blitz educativa para orientar bares sobre proteção de crianças e adolescentes

Prefeitura do Paulista inicia obras de drenagem e recapeamento na Avenida Benjamim

Maria da Penha Vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Paulista

Caravana Esportiva estreia na Praia do Janga com atividades gratuitas para a população

Paulista conhece ações de inclusão e esporte paralímpico em visita técnica na Paraíba

Paulista avança com pacote de recuperação viária e inicia obras na Avenida Benjamim neste sábado (12)

V Encontro de Psicólogos e Psicólogas promove reflexão e homenagens aos profissionais que atuam no SUAS em Paulista

Escola Municipal Heinz Hering inaugura Biblioteca J. Borges e Aconchego da Leitura para ampliar acesso dos estudantes aos livros

Setembro Amarelo: SEEPA promove ação de acolhimento e reforça cuidado com a saúde mental dos servidores