Ir para o conteúdo

SEEPA realiza semana de formações pedagógicas para docentes dos anos iniciais em Paulista

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou, entre os dias 9 e 13 de março, uma série de formações pedagógicas voltadas aos professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino. Os encontros aconteceram com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula, abordando temas relacionados ao aprimoramento da alfabetização, ao ensino da matemática e à integração da educação digital no processo de aprendizagem.

Durante a programação, os docentes do 1º ano participaram de formações em Língua Portuguesa, com o tema “Alfabetizar com Evidências: Diagnóstico, Intervenção, Avaliação e Recursos Didáticos com o olhar para os pilares da boa aula”. Também houve discussão sobre Educação Digital e Inovação, com reflexões sobre os novos caminhos da aprendizagem no ambiente escolar.

Para os professores do 2º ano, a formação em Língua Portuguesa também abordou a alfabetização baseada em evidências, enquanto na área de Matemática foi trabalhada a Construção do Conceito de Número, destacando estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes.

Já os docentes do 3º ano participaram da formação em Língua Portuguesa com o tema “Da avaliação à intervenção: construindo aulas com base em evidências”. Em Matemática, o foco foi a Função Social do Número e o Sistema de Numeração Decimal, reforçando a importância da compreensão dos números no cotidiano dos alunos.

Os professores do 4º e 5º anos participaram de formações em Língua Portuguesa com o tema “Os pilares da boa aula na perspectiva interdisciplinar”, abordando o ambiente alfabetizador, o perfil de saída dos estudantes e a avaliação da fluência leitora. Na área de Matemática, também foi discutida a Função Social do Número e o Sistema de Numeração Decimal, aprofundando práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

De acordo com a gerente de Ensino, Panmella Dias, as formações continuadas são fundamentais para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas. “As formações são momentos importantes de estudo, troca de experiências e reflexão sobre a prática docente. Nosso objetivo é apoiar os professores com estratégias e evidências que contribuam para o avanço da aprendizagem dos estudantes, especialmente nos anos iniciais, que são a base do processo educacional”, destacou.

A iniciativa integra o calendário de formação continuada da rede municipal, que busca qualificar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos educadores e garantir melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Fotos: Juan Marvim/SEI e Letícia Marques/SEEPA

/SEEPA

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza mentoria para gestores e vice-gestores com foco no trabalho com gêneros textuais

Oficina de construção de óculos de realidade virtual incentiva inovação na educação do Paulista

Sugestão de Pauta – CRAS Itinerante leva serviços de Assistência Social e Cidadania ao bairro de Jaguaribe

Ação integrada leva vacinação, atendimentos de saúde e serviços de cidadania para Chã de Mangabeira

Paulista inicia nova turma do EducaLibras e fortalece política de educação inclusiva

Prefeitura do Paulista inicia obra que dará acesso exclusivo à Escola Zulima Pinho Alves

Prefeitura do Paulista inicia construção da primeira das três areninhas previstas para o município

Prefeitura do Paulista apresenta Mapa Cultural e anuncia editais da PNAB 2026 para fortalecer o setor artístico

Paulista fortalece ensino da Matemática com encontro para análise de resultados e estratégias pedagógicas