Ir para o conteúdo

Secretaria da Mulher participa da Princess Run e reforça ações de saúde e combate à violência em Paulista

A Secretaria da Mulher do Paulista participou, na manhã deste domingo (1º), da Princess Run, corrida promovida pelo Espaço Princess que reuniu dezenas de pessoas em uma mobilização voltada à saúde, ao bem-estar e à conscientização social. A ação contou com a presença da equipe da Secretaria, que realizou atividades educativas e orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

 

A concentração, largada e chegada aconteceram em frente ao Espaço Princess, nas proximidades do giradouro que liga a PE-01 à PE-22, no bairro de Nossa Senhora da Conceição. O percurso da corrida foi de 5 quilômetros, seguindo até o final da PE-01, em Maria Farinha. Já os participantes que optaram pela caminhada realizaram o trajeto do ponto inicial até, retornando do viaduto em frente ao Veneza Water Park, também em Maria Farinha.

 

Idealizadora da iniciativa, Gerlane Araújo, de 47 anos, destacou que a Princess Run nasceu da preocupação com a saúde física e emocional das pessoas, especialmente diante de uma rotina cada vez mais marcada pelo uso excessivo da tecnologia.

 

“Essa ideia surgiu da preocupação com a saúde, que hoje está em alta, e também com a qualidade de vida das pessoas. Vivemos muito conectados às redes sociais e, muitas vezes, esquecemos de cuidar do corpo e da mente. A corrida é um convite para sair um pouco desse mundo virtual e investir em atividade física”, afirmou.

 

Gerlane também ressaltou que a ação marca o início de uma série de iniciativas com esse mesmo propósito. “O Espaço Princess sempre foi voltado à beleza, mas agora também se preocupa em ajudar as pessoas a se cuidarem de dentro para fora. Essa é a primeira corrida de muitas que ainda virão”, completou.

 

Representando a gestão municipal, a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, enfatizou a importância da presença da Secretaria da Mulher em eventos que promovem saúde, lazer e bem-estar, espaços estratégicos para o diálogo e a prevenção da violência de gênero.

 

“Enquanto Secretaria da Mulher e Prefeitura do Paulista, participar de eventos como esse é fundamental. São espaços onde estão homens e mulheres, e precisamos falar sobre a violência contra a mulher, que infelizmente ainda é uma realidade marcada pelo machismo estrutural”, pontuou.

 

Segundo Fabrina, essas ações permitem ampliar o acesso à informação e orientar a população sobre direitos e mecanismos de proteção. “Muitas pessoas ainda não conhecem a Lei Maria da Penha ou não conseguem identificar os sinais iniciais de um relacionamento abusivo. É nesses espaços de lazer e saúde que conseguimos atuar com mais êxito, fortalecendo a prevenção e o combate à violência contra a mulher no município”, destacou.

 

A secretária reforçou ainda que a Secretaria da Mulher segue de portas abertas para parcerias e atuações em eventos semelhantes. “A Secretaria da Mulher está atuante e disponível. Qualquer evento que trabalhe saúde, bem-estar e cidadania pode solicitar nossa equipe de prevenção. Estaremos presentes para reforçar que lugar de mulher é onde ela quiser, e que não é não”, concluiu.

 

Fotos: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Polo Centro reúne louvor, música e celebração nos 91 anos de Paulista

Segundo dia do Polo PNAB reúne dança, música e cultura popular na programação dos 91 anos de Paulista

Paulista recebe quarta etapa da Liga Litoral Norte de Vôlei e celebra fortalecimento do esporte

Polo Saravá promove cultura e tradição no Forte de Pau Amarelo durante comemorações dos 91 anos de Paulista

Vigilância Sanitária do Paulista atua nos três polos no primeiro dia das comemorações pelos 91 anos

Festival PNAB Sons de Pernambuco celebra os 91 anos de Paulista valorizando artistas locais

Polo Saravá Paulista celebra ancestralidade e cultura popular na programação dos 91 anos de Paulista

Paulista celebra 91 anos de emancipação com noite de fé, louvor e emoção

Camarote da Acessibilidade marca abertura das festividades pelos 91 anos de Paulista