Saúde e Educação do Paulista promovem ação no CEMEDI com vacinação e oficina de prevenção ao abuso infantil

As crianças de até cinco anos matriculadas no Centro de Educação Infantil Nilo Pereira (CEMEDI), localizado em Paratibe, em Paulista, participaram, na manhã desta quinta-feira (14), de uma oficina educativa sobre prevenção ao abuso infantil. A iniciativa integra uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

 

Com foco no fortalecimento do cuidado com a saúde e na orientação sobre a educação sexual na primeira infância, de forma lúdica e adequada à faixa etária, a atividade foi conduzida pela psicóloga da Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (eMulti), Mitlene Batista.

 

Segundo a profissional, a oficina “Protege o seu Corpinho”, faz parte das ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o encontro, os pequenos aprenderam a reconhecer o próprio corpo, identificar limites e compreender noções de proteção e autocuidado.

 

“Trabalhamos a nomeação das partes íntimas, explicamos quem pode tocar, quem não pode, quais são os toques legais e os que não são. A informação é uma das principais formas de prevenção”, destacou Mitlene Batista.

 

Além da atividade educativa, as crianças também receberam vacinas de rotina, contribuindo para a atualização da caderneta e reforçando a proteção contra diversas doenças.

 

Mãe do pequeno Nicolas Rafael, de quatro anos, a pedagoga Raphaeli Pablini ressaltou a importância de manter a imunização em dia. “Sempre procuro atualizar a caderneta dele. A vacinação é fundamental para proteger as crianças e evitar complicações. Muitas doenças podem ser prevenidas, por isso é importante participar das campanhas”, afirmou.

 

A ação reforça a parceria entre as áreas de Saúde e Educação no município, promovendo cuidados preventivos e contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças da rede municipal de ensino.

 

Fotos: Chico Peixoto/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Paulista encerra Semana Municipal do Meio Ambiente 2026 com ampla programação de educação ambiental

Procon Paulista intensifica fiscalização no comércio para o Dia dos Namorados

Paulista investe em infraestrutura educacional com construção de quatro creches e reforma da Escola Paulo Freire

Capacitação fortalece comerciantes da orla e impulsiona turismo no Paulista

Paulista promove ação de saúde com mamografias e atendimentos para moradores do Fragoso

Operação Inverno avança com limpeza de canais e galerias para prevenir alagamentos em Paulista

Semana do Meio Ambiente do Paulista segue a todo vapor no Centro Administrativo do município

Esporte e aprendizado marcam visita de estudantes do Paulista ao Centro Esportivo Santos Dumont

Feira da Saúde realiza mais de 5 mil atendimentos e amplia acesso da população a especialistas em Paulista