Ir para o conteúdo

Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude durante prova para concurso de Paulista

O concurso público do Município do Paulista foi realizado neste domingo (11) com um esquema especial de segurança e integração entre forças municipais e estaduais. Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de tentativa de fraude durante a aplicação das provas para os cargos de Guarda Civil Municipal (GCM) e Agente Municipal de Trânsito.

As provas aconteceram em dois turnos, sendo pela manhã para o cargo de Guarda Civil Municipal e à tarde para Agente de Trânsito. A operação de segurança contou com a atuação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Comissão do Concurso e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com o secretário Ricardo Medeiros, a ação integrada foi fundamental para garantir a lisura do certame. “Tivemos uma operação em conjunto envolvendo várias secretarias e a DRACO, que já vinha investigando uma quadrilha. Conseguimos identificar e deter os envolvidos, assegurando mais transparência e segurança ao concurso”, afirmou.

Ao todo, foram registradas quatro prisões em flagrante, sendo três durante a aplicação das provas no período da manhã e uma no turno da tarde. As ocorrências aconteceram em quatro unidades de ensino diferentes, localizadas em duas escolas no município de Abreu e Lima, uma em Igarassu e uma em Paulista, próximo ao terminal de ônibus da linha Pau Amarelo. Segundo as investigações, todos os quatro os suspeitos, sendo dois deles candidatos que realizariam a prova, utilizavam pontos eletrônicos para tentar fraudar o concurso.

De acordo com o secretário Ricardo Medeiros, os quatro detidos atuavam de forma articulada. “Todos os presos estavam trabalhando em conjunto e faziam parte do mesmo esquema. A comprovação desse envolvimento cabe agora à DRACO, que dará continuidade às investigações”, afirmou.

Ricardo Medeiros destacou ainda que o treinamento e os protocolos adotados pelo IGEDUC foram decisivos para a detecção das irregularidades. “Foram utilizados equipamentos de alta frequência, detectores de metais e realizadas revistas rigorosas na entrada das escolas, no acesso aos banheiros e também inspeções visuais, especialmente nos ouvidos, para identificar possíveis pontos eletrônicos”, explicou.

Segundo o secretário, a investigação seguirá com a análise dos aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos apreendidos durante a operação. “A apuração continuará até o completo esclarecimento dos fatos, para que todos os responsáveis sejam identificados e punidos rigorosamente, conforme a lei”, completou.

O concurso público do Município do Paulista é organizado pelo Instituto IGEDUC e oferta 120 vagas para os cargos de Guarda Civil Municipal e Agente Municipal de Trânsito. A gestão municipal reforça que todas as etapas do certame seguem critérios rigorosos de segurança e transparência, e que qualquer tentativa de irregularidade será tratada com o rigor da lei pelos órgãos competentes.

Categorias

Compartilhe:

Meio Ambiente do Paulista realiza roda de conversa sobre coleta seletiva e descarte irregular na Comunidade 15 de Novembro, em Arthur Lundgren I

Seleção de Paulista disputa Copa Guga em busca de destaque no voleibol pernambucano

Prefeitura do Paulista aposta na música para fortalecer acolhimento e inclusão no Centro Pop

Prefeitura do Paulista realiza audiência pública para definir prioridades do orçamento de 2027

Paulista supera meta e realiza 950 inserções de Implanon

Requalificação do CEMEDI Telma Palmeira amplia estrutura e fortalece atendimento à primeira infância em Paulista

Prefeitura do Paulista realiza ação coordenada em diversos bairros com mutirão de limpeza e obras de infraestrutura

Requalificação do Mercado Público do Conjunto Beira Mar é apresentada a comerciantes e feirantes

Prefeitura do Paulista abre inscrições nesta quinta-feira (16) para seleção simplificada com 41 vagas na saúde