Projeto Onírà leva serviços de saúde e cidadania para terreiro em Pau Amarelo nesta sexta (22)

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, mais uma edição do Projeto Onírà: Cidadania e Saúde nos Terreiros. A ação acontecerá no Ilê Asé Mejí Olà Opó Ewe, no bairro de Pau Amarelo.

O projeto, que ocorre uma vez por mês, tem como critério principal a escolha de comunidades e terreiros que ficam em áreas com menor cobertura de serviços públicos, funcionando como uma importante ferramenta de descentralização e facilitação do acesso a direitos básicos.

A iniciativa busca ainda promover ações voltadas aos povos tradicionais de matriz africana, reconhecendo os terreiros como espaços de acolhimento, cuidado e preservação dos saberes ancestrais.

De acordo com o diretor de Igualdade Racial do Paulista, André Luiz, a ação também tem o objetivo de combater preconceitos e aproximar os serviços públicos da população.

“Esse projeto visa principalmente a desmistificação e evitar tanta a parte burocrática dos serviços. De fato, é para mostrar para a população que a casa de axé, além de ser a casa de amor, é também uma casa de compromisso com a cidadania e a saúde”, destacou.

Durante a manhã da sexta-feira, o público local e do entorno terá acesso direto a uma série de atendimentos essenciais como emissão de RG, atualização do CadÚnico (Cadastro Único), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), orientação jurídica, além de vacinação humana e também animal.

Serviço

Evento: Projeto Onírà: Cidadania e Saúde nos Terreiros
Data: Sexta-feira (22)
Horário: Das 8h às 12h
Local: Ilê Asé Mejí Olà Opó Ewe
Endereço: Rua Tailândia, nº 1791, Pau Amarelo
Responsável pelo terreiro: Babàlorixá Raphael de Ogun

Foto: Flávio Alves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés