Por Joily Santos
A Prefeitura do Paulista realiza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Política sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, mais uma edição do Projeto Onírà, marcando a abertura da programação do Mês da Consciência Negra no município. A iniciativa acontece, nesta quarta-feira (4), no Terreiro Ilê Omim Axé Obotolein, localizado na Rua Estrada Velha do Paulista, nº 9, em Fragoso, das 8h às 12h.
Liderado pelo Babalorixá Fernando de Oxum, o terreiro será espaço de acolhimento, cidadania e acesso a serviços públicos, aproximando as políticas sociais da população e fortalecendo o diálogo com as comunidades tradicionais de matriz africana.
Durante a ação, serão oferecidos atendimentos relacionados à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), emissão de RG, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e solicitação da segunda via de registros civis. Através da parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a programação também contará com vacinação humana e animal.
A iniciativa integra as ações de abertura do Mês da Consciência Negra e reforça a importância de promover o respeito à diversidade, combater o racismo e valorizar a história, a cultura e a contribuição da população negra para a sociedade.
Além de celebrar a Consciência Negra, o Projeto Onírà busca aproximar os serviços públicos das comunidades, promovendo cidadania, inclusão e garantia de direitos.
SERVIÇO
O QUE: Projeto Onírà
ONDE: Terreiro Ilê Omim Axé Obotolein – Rua Estrada Velha do Paulista, n° 9, Fragoso
QUANDO: 04 de novembro de 2026, 08h às 12h
Fotos: Arquivo / SEI













