Ir para o conteúdo

Projeto de letramento racial utiliza cinema e cultura pop para fortalecer educação antirracista em escolas do Paulista

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), segue investindo em ações voltadas à promoção da equidade racial e dos direitos humanos na rede municipal de ensino. Dentro dessa proposta, a Escola Municipal Maria José Barbosa recebeu, no último dia 15 de junho, uma atividade formativa destinada aos estudantes do 8º e 9º anos, utilizando referências do cinema, dos quadrinhos e da cultura pop para estimular reflexões sobre identidade, ancestralidade e representatividade negra.

A ação integrou o ciclo permanente de formação promovido pela Coordenação de Direitos Humanos, Gênero e Étnico-Racial da SEEPA e teve como tema “Wakanda para Sempre: Uma Construção Histórica sobre o Pantera Negra”. A palestra foi conduzida pelo professor Pablo Victor Santos Craveiro, que utilizou elementos presentes no universo dos jovens para aproximá-los de discussões sobre relações étnico-raciais e valorização da cultura afrodescendente.

Durante o encontro, os estudantes foram convidados a refletir sobre a contribuição histórica, cultural e social dos povos africanos e afrodescendentes para a construção da sociedade brasileira e mundial. A atividade também abordou a desconstrução de estereótipos eurocêntricos e destacou a importância da representatividade negra nos diversos espaços da sociedade.

Além disso, a palestra estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da chamada “leitura racial”, incentivando os participantes a identificar e analisar questões relacionadas à diversidade, poder e representação presentes em filmes, séries, quadrinhos e demais produções midiáticas consumidas no dia a dia.

A coordenadora de Direitos Humanos, Gênero e Étnico-Racial da SEEPA, Débora Nascimento, ressaltou a relevância de utilizar linguagens acessíveis e conectadas ao universo juvenil para ampliar o alcance das discussões sobre igualdade racial.

“Quando trabalhamos temas como identidade, ancestralidade e representatividade a partir de referências que fazem parte do cotidiano dos jovens, conseguimos promover um diálogo mais significativo e transformador. Nosso objetivo é contribuir para a construção de uma educação antirracista, inclusiva e comprometida com o respeito à diversidade”, afirmou Débora Nascimento.

Ao aproximar temas fundamentais das relações étnico-raciais do universo cultural dos estudantes, a ação reforçou o compromisso da Rede Municipal de Ensino do Paulista com a construção de uma educação inclusiva, democrática e comprometida com a formação cidadã, o respeito à diversidade e a valorização das múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira.

Categorias

Compartilhe:

Paulista avança com capeamento asfáltico da Rua Doutor Sebastião Amaral

Projeto Maria da Penha vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Janga

Escolas da Rede Municipal do Paulista comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais

Paulista promove ação de educação alimentar para pessoas idosas na Cozinha Comunitária Josué de Castro

Paulista promove capacitação sobre acolhimento e proteção de crianças e adolescentes

Paulista intensifica preparação de alunos do 2º ano para avaliação do SAEPE

Paulista avança na recuperação de ruas e amplia melhorias em Jaguaribe

Prefeitura do Paulista divulga funcionamento dos serviços municipais no feriado de 12 de outubro

Obras em Pau Amarelo avançam com terraplanagem na Rua Médico César Cals de Oliveira