Professores do AEE do Paulista participam de formação sobre processamento sensorial no TEA

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), realizou nesta quarta-feira (20), no auditório da secretaria, a segunda capacitação voltada ao tema “Processamento Sensorial no Transtorno do Espectro Autista (TEA)” para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino.

Promovida pela Gerência de Educação Especial e Inclusiva, a iniciativa teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas inclusivas e ampliar os conhecimentos dos educadores sobre estratégias de ensino voltadas ao desenvolvimento das potencialidades, da autonomia e da participação ativa dos estudantes com TEA.

Durante a programação, os professores participaram de momentos teóricos e vivências práticas relacionadas aos fundamentos científicos e pedagógicos do processamento sensorial no autismo, além da elaboração coletiva de metodologias aplicáveis ao cotidiano escolar. A capacitação também abordou o uso de recursos didáticos estruturados e atividades voltadas à alfabetização e à aprendizagem significativa dos estudantes acompanhados pelo AEE.

A programação incluiu ainda orientações pedagógicas para a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, prevista para agosto, além da apresentação de propostas de atividades inspiradas no livro “Meu Amigo Especial”, da autora Anna Paula Brito. Entre as ações sugeridas aos educadores estavam práticas de alfabetização com estímulos sensoriais, associação entre imagens e palavras, atividades táteis e estratégias voltadas ao desenvolvimento da interação social e da comunicação dos estudantes.

Durante as atividades, os participantes também realizaram estudos de caso e compartilharam experiências pedagógicas relacionadas ao acompanhamento de estudantes com TEA, fortalecendo a troca de conhecimentos e a construção coletiva de práticas inclusivas.

A gerente de Educação Especial e Inclusiva da SEEPA, Bernadete Brandão, destacou a importância da qualificação continuada para o fortalecimento de uma educação cada vez mais inclusiva e humanizada na rede municipal.

“Nosso compromisso é garantir que os profissionais da educação estejam cada vez mais preparados para compreender as necessidades dos estudantes e desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, acolhedoras e significativas. Trabalhar conteúdos voltados à compreensão sobre o processamento sensorial no autismo é fundamental para ampliar as possibilidades de aprendizagem, autonomia e participação dos nossos estudantes no ambiente escolar”, afirmou.

A SEEPA reforçou que as capacitações continuadas integram as ações de valorização dos profissionais da educação e reafirmam o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva, democrática e voltada ao respeito às diferenças e às necessidades de aprendizagem de cada estudante.

Fotos: José Vinícios/SEEPA

Categorias

Compartilhe:

Professores do AEE do Paulista participam de formação sobre processamento sensorial no TEA

Paulista promove palestra sobre prevenção à violência sexual infantil e combate ao bullying em escola de Jardim Paulista

Posse de representantes de turma fortalece participação estudantil na Escola João Fonseca

SEEPA avança com requalificação de escolas no Janga e amplia estrutura da rede municipal

Leitura e imaginação ganham novo espaço na Escola Pescador José Reis

Prefeitura do Paulista reforça apoio às mulheres empreendedoras em evento da CDL

Paulista realiza ação do Projeto #BoraVacinar na próxima quarta-feira (27)

Paulista promove capacitação para comerciantes do litoral com foco na formalização como MEI

Prefeitura do Paulista participa de encontro inter-religioso sobre combate à desinformação climática