Ir para o conteúdo

Primeira cabine de Teleconsulta é implantada em unidade de saúde do Paulista

Com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso da população à assistência médica especializada, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um novo fluxo de atendimento por Teleconsulta na Atenção Básica. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (2), na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro Pescador, primeira unidade do município a receber a cabine de Teleconsulta. A unidade está localizada na Rua Feira Nova, Praça Dona Lara, no bairro do Janga.

O projeto utiliza a estrutura já existente nas unidades de saúde para aproximar os usuários dos serviços especializados, contribuindo para reduzir deslocamentos e o tempo de espera por atendimento.

Inicialmente, o serviço contempla as especialidades de Cardiologia, Psiquiatria e Clínica Médica. O município contará com quatro cabines de Teleconsulta, distribuídas estrategicamente, sendo uma em cada território de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores aos especialistas.

A médica da UBS São Pedro Pescador, Eugênia Cassimiro, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da Atenção Básica.

“Quero agradecer por esta oportunidade e, especialmente, pela escolha desta unidade para receber a primeira cabine de Teleconsulta do município. É uma novidade muito importante, que vai contribuir tanto para o trabalho dos profissionais quanto para o atendimento à população. Essa tecnologia vai nos ajudar muito, principalmente porque atendemos uma comunidade bastante grande e temos uma demanda significativa por consultas especializadas. É muito importante termos esse tipo de inovação chegando à nossa unidade e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.”

A secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, afirmou que a implantação representa um avanço na organização da assistência e acompanha o crescimento da telemedicina no país.

“A Teleconsulta representa a concretização de um projeto importante para o município. As cabines estão sendo instaladas em unidades estratégicas, com o suporte de profissionais de saúde para acolher e orientar os pacientes durante o atendimento. É uma iniciativa que amplia as possibilidades de acesso às consultas especializadas e acompanha o movimento de expansão da telemedicina no país”, afirmou.

Além de facilitar o atendimento, o novo modelo busca reduzir a demanda reprimida por consultas especializadas, especialmente nas áreas de Cardiologia e Psiquiatria. A ampliação da oferta de atendimento em saúde mental é considerada estratégica diante do aumento da procura por esses serviços nos últimos anos.

Para o prefeito do Paulista, Severino Ramos, a implantação da Teleconsulta representa mais um passo na busca pela melhoria da assistência oferecida à população.

“Estou muito satisfeito com a implantação de mais esse serviço no município. A Teleconsulta amplia as possibilidades de acesso da população às consultas especializadas e representa um avanço no uso da tecnologia a favor da saúde. É uma iniciativa que começa agora e que faz parte do nosso esforço para melhorar continuamente os serviços oferecidos às comunidades. Vamos seguir trabalhando para construir uma Paulista melhor, mais humana e com uma saúde cada vez mais próxima da população”, concluiu.

Como funciona o atendimento

O fluxo começa na unidade de saúde ou no serviço de referência, onde o usuário passa por uma consulta clínica. Quando é identificada a necessidade de acompanhamento especializado, o profissional realiza o encaminhamento e o paciente é inserido na fila da Regulação Municipal.

A partir dos critérios estabelecidos pela rede, a Regulação identifica os usuários elegíveis para a Teleconsulta e realiza o agendamento. Na data marcada, o paciente comparece à unidade indicada e é encaminhado à cabine, onde recebe o suporte de um profissional de saúde para realizar a consulta, em tempo real, com o médico especialista.

Durante o atendimento, o especialista poderá avaliar o paciente, analisar exames, emitir prescrição, solicitar exames complementares, orientar sobre o tratamento e definir a necessidade de retorno ou de atendimento presencial.

Após a Teleconsulta, o usuário terá continuidade do cuidado na rede municipal, de acordo com a conduta médica. Quando houver prescrição de medicamentos disponíveis na unidade, a retirada poderá ser realizada no próprio local, conforme os fluxos da Assistência Farmacêutica Municipal.

Com a implantação das cabines de Teleconsulta, a Prefeitura do Paulista fortalece a integração entre a Atenção Básica, a Regulação e a Atenção Especializada, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e buscando tornar o atendimento mais ágil e eficiente.

Fotos: Juan Marvin/SEI e Fabiano Alves /SECOM

Categorias

Compartilhe:

Paulista promove 1º Workshop de Tecnologia Assistiva e Comunicação Acessível para qualificar servidores e fortalecer inclusão

Prefeitura do Paulista avança na recuperação da Avenida Costa Azul

Prefeitura do Paulista e Cehab realizam obras de pavimentação e infraestrutura na Estrada do Catolé, na Jaguarana

Paulista recebe nova ambulância do Ministério da Saúde para reforçar atendimento do SAMU

TRE alerta eleitores do Paulista sobre mudança em sete locais de votação para as Eleições 2026

Em Paulista, 287 beneficiárias têm até quinta-feira (24) para confirmar participação no novo ciclo do Mães de Pernambuco

Prefeitura do Paulista abre cadastro para mapear cooperativas de catadores de materiais recicláveis

SEMMA na Escola leva educação ambiental a estudantes de Arthur Lundgren II no Dia da Árvore

Paulista promove ação do Setembro Amarelo com serviços de saúde e acolhimento na USF Ana Lúcia do Nascimento