PreviPaulista realiza audiência pública e apresenta prestação de contas do exercício de 2025

Por Geraldo Moreira

 

O Instituto de Previdência Social do Município do Paulista (PreviPaulista) realizou uma audiência pública, nesta quinta-feira (14), para apresentação da prestação de contas referente ao exercício de 2025. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, reunindo servidores municipais e representantes da gestão previdenciária.

Durante a apresentação, a presidente do PreviPaulista, Giovanna Cordeiro, destacou a importância da transparência na administração dos recursos previdenciários do município.

Segundo ela, a iniciativa fortalece o compromisso da gestão com a transparência e o acompanhamento das informações pelos servidores públicos.

“Essa audiência pública é um compromisso com a transparência, com as regras e normas da previdência social, além do princípio constitucional da publicidade. É muito importante conscientizar os servidores e dar ciência do que acontece com o patrimônio, porque a previdência é patrimônio do servidor público”, afirmou Giovanna.

A presidente também ressaltou que a prestação de contas passará a ocorrer anualmente, permitindo que os servidores acompanhem os investimentos e a aplicação dos recursos previdenciários.

“Na nossa gestão, ela vai acontecer de forma anual para que os servidores tenham ciência do patrimônio líquido, dos investimentos realizados e da destinação dos recursos previdenciários”, completou.

Durante a audiência, o PreviPaulista informou que atualmente possui cerca de R$ 164 milhões em patrimônio líquido em investimentos no fundo superavitário. Já o fundo deficitário necessita de aportes mensais realizados pela Prefeitura do Paulista, além das contribuições previdenciárias dos servidores vinculados a esse regime.

“O Plano deficitário não possui patrimônio e, por isso, necessita de aporte. O que custeia os benefícios desse fundo são as contribuições previdenciárias dos servidores e os aportes mensais feitos pela prefeitura por meio do tesouro municipal”, explicou.

Também foram apresentados os números relacionados aos segurados do instituto:
3.267 servidores ativos;
1.564 aposentados;
482 pensionistas.

Na apresentação financeira do exercício de 2025, o instituto detalhou os valores arrecadados ao longo do exercício:
R$ 35,5 milhões provenientes das contribuições dos servidores;
R$ 52,8 milhões referentes à contribuição patronal da Prefeitura;
R$ 34,3 milhões em aportes financeiros complementares para pagamento da folha previdenciária.

Ainda segundo a presidente do instituto, a atual gestão vem adotando medidas para fortalecer a sustentabilidade financeira da previdência municipal e garantir maior solidez ao sistema previdenciário dos servidores públicos do Paulista.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Dia Mundial do Meio Ambiente: temporada histórica faz Paulista bater recorde de ninhos e nascimentos de tartaruga-de-pente

Paulista reinaugura Cozinha Comunitária no Janga e amplia ações de segurança alimentar

Prefeitura do Paulista fortalece atendimento a estudantes com deficiência visual com entrega de materiais e equipamentos

USF Marcelo Dias, no Janga, é reinaugurada pela Prefeitura do Paulista após requalificação

Prefeitura do Paulista convoca novos professores aprovados em seleção simplificada

Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

Escolas municipais do Paulista recebem novos fogões industriais para reforçar preparo da merenda escolar

Feira da Saúde tem grande adesão no primeiro dia e segue até sábado no Centro do Paulista

Semana do Meio Ambiente leva estudantes para vivência em área de Mata Atlântica na Estação Ecológica de Caetés